Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cinco problemas de saúde causados por roupas apertadas

Roupas agarradas, além de deselegantes, podem causar
problemas de saúde
Uso frequente de roupas justas, por mais que não incomode, causa prejuízos como varizes e infecções ginecológicas
 
Pode parecer que vai ficar apenas feio, mas o prejuízo é muito maior. Roupas agarradas, além de deselegantes, podem causar problemas de saúde.
 
De tão acostumada que está ao uso, muita gente nem sente qualquer incômodo aparente, mas é certo que isso acarretará problemas de saúde a longo prazo. 
 
Fernando Bacalhau, cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular explica que os malefícios das roupas extremamente justas costuma fazer mal a partir de dois meses de uso contínuo.
 
“Aquela mulher que usa uma calça muito apertada uma vez na semana, por exemplo, provavelmente não será prejudicada”. Mas quem só sai de casa com um número menor do que o próprio manequim, deve ficar atenta.
 
Leia também:

Dez perguntas respondidas sobre varizes

Roupa apertada piora celulite e pode causar azia

Atenção, mulheres! Calcinha inadequada pode provocar infecções, alerta médica

As complicações das varizes durante a gestação e como evitá-las

Calor esconde perigos à saúde íntima da mulher


O "prejuízo" das roupas apertadas:
 
1- Varizes: Com o uso frequente de roupas apertadas, a circulação fica prejudicada e contribui para os primeiros vasinhos nas pernas. Um problema não só causado por calças, mas também por meias ou cintas muito apertadas. Meias de compressão devem ser usadas apenas por quem tem problemas venosos . 
 
2- Infecções ginecológicas: Roupa apertada faz com que não haja oxigenação na região genital. Com isso, morrem as "bactérias do bem", aquelas que protegem a região, e aparecem as bactérias patogênicas, que fazem mal. Além disso, a circulação do útero e trato ginecológico é feita por meio de veias mais sensíveis. "Sendo assim, qualquer coisa ou pressão atrapalha o retorno venoso, que não consegue oxigenar os tecidos da pelve”, explica o cirurgião vascular.
 
3- Celulite: roupas justas não necessariamente causam celulite, mas, por prejudicar a circulação do sangue, podem agravar o quadro. Isso vale para calças apertadas, cinta modeladora ou blusas – sempre apertadas.
 
4- Dores nas costas: não tão frequente, algumas pessoas podem ter dores nas costas por conta de roupas absurdamente apertadas. “Qualquer coisa que acaba comprimindo os nervos acaba dando dores nas costas, porque muda o eixo da gravidade”, explica Fernando. “A coluna está acostumada com uma gravidade em um certo ponto, se isso mudar, acaba forçando a coluna em outros pontos”, explica.
 
5- Dificulta a digestão: O especialista explica que a digestão se dá até duas horas depois da refeição. “Às vezes os fatores mecânicos, como cintos muito apertados, roupas mais justas, atrapalham na hora da alimentação e nas duas horas seguintes”, conta o especialista. Ele explica que isso acontece porque o organismo tira sangue dos músculos para mandar para o estômago e fazer a digestão. Se a pessoa usar roupa muito justa, tem dificuldades de oxigenação, então o sangue fica parado, consequentemente, o alimento também. “A digestão, então, demora muito para se completar”, alerta.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário