Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Hérnia de hiato

Definição
A hérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax através de uma abertura no diafragma. O diafragma é a camada de músculo que separa o tórax do abdome. Esse músculo é utilizado na respiração.

Nomes alternativos
Hérnia — hiatal

Causas, incidência e fatores de risco
A causa é desconhecida, mas a hérnia de hiato pode ser o resultado de uma fraqueza do tecido de apoio. Idade avançada, obesidade e fumo são fatores de risco conhecidos em adultos.

Crianças com essa doença geralmente nasceram com ela (congênita). Frequentemente, ela é associada ao refluxo gastroesofágico em bebês.

As hérnias de hiato são muito comuns, principalmente em pessoas acima dos 50 anos. Essa condição pode causar refluxo de ácido gástrico do estômago para o esôfago.

Sintomas
  • Dor no peito
  • Azia, que piora quando a pessoa se curva para a frente ou quando ela se deita
  • Dificuldade de engolir

A hérnia de hiato por si só raramente causa sintomas. A dor e o desconforto são normalmente causados pelo refluxo de ácido gástrico, ar ou bile. O refluxo ocorre mais facilmente quando a pessoa tem a hérnia de hiato, embora essa não seja a única causa do refluxo.

Sinais e testes
  • Radiografia com ingestão de bário
  • Esofagogastroduodenoscopia (EGD)

Tratamento
Os objetivos do tratamento são o alívio dos sintomas e a prevenção de complicações.

A redução do refluxo de conteúdo estomacal para o esôfago (refluxo gastroesofágico) aliviará a dor. Podem ser prescritos medicamentos que neutralizem a acidez estomacal, diminuam a produção de ácido ou fortaleçam o esfíncter esofágico inferior (o músculo que impede o ácido de retornar pelo esôfago).

Outras medidas para reduzir os sintomas incluem:
  • Evitar refeições fartas ou pesadas
  • Não se deitar ou se curvar imediatamente após uma refeição
  • Perder peso e não fumar
 
Se essas medidas não funcionarem para controlar os sintomas ou se surgirem complicações, talvez seja necessário realizar um reparo cirúrgico da hérnia.

Evolução (prognóstico)
A maioria dos sintomas é aliviada com tratamento.

Complicações
  • Aspiração pulmonar
  • Sangramento lento e anemia devido à deficiência de ferro (causado por uma hérnia grande)
  • Estrangulamento (obstrução) da hérnia
 
Ligando para seu médico
Procure um médico se os sintomas indicarem o possível desenvolvimento de uma hérnia de hiato.

Procure um médico se você tiver uma hérnia de hiato e os sintomas se agravarem ou não desaparecerem com o tratamento, ou se surgirem novos sintomas.

Prevenção
O controle dos fatores de risco, como obesidade, pode ajudar a prevenir a hérnia de hiato.

Anatomia normal
O esôfago passa pelo diafragma para o estômago. Ele funciona para transportar alimentos da boca ao estômago. O esôfago passa pelo diafragma um pouco antes de alcançar o estômago através de uma abertura chamada de hiato esofágico.

Indicações
Quando a abertura (hiato) no músculo entre o abdome e o peito (diafragma) é grande demais, parte do estômago pode entrar na cavidade peitoral. Isso pode provocar azia (refluxo gastroesofágico) quando o ácido gástrico reflui do estômago para o esôfago. O reparo da hérnia de hiato é uma cirurgia para reparar uma saliência do tecido estomacal através do músculo entre o abdome e o peito (diafragma) para o peito (hérnia de hiato).

O reparo da hérnia de hiato pode ser recomendado quando o paciente tem:
  • azia grave
  • inflamação grave do esôfago resultante do retorno do fluido gástrico (refluxo)
  • estreitamento da abertura (hiato) através do diafragma (estenose do esôfago)
  • inflamação crônica dos pulmões (pneumonia) resultante de aspirar frequentemente os fluidos gástricos
 
Incisão
Enquanto o paciente está em sono profundo e sem dor (anestesia geral), uma incisão é feita no abdome.

Procedimento
O estômago e esôfago inferior são colocados de volta na cavidade abdominal. A abertura no diafragma (hiato) é apertada e o estômago é suturado na posição para evitar refluxo. A parte superior do estômago (fundo) pode ser envolta ao redor do esôfago (fundoplicatura) para reduzir o refluxo.

Cuidado após o procedimento
É possível que alguns pacientes precisem permanecer de três a 10 dias no hospital após a cirurgia. Um tubo será colocado no estômago através do nariz e da garganta (tubo nasogástrico) durante a cirurgia e poderá permanecer por alguns dias. Alimentações pequenas e frequentes são recomendadas.

Referências
Orlando RC. Diseases of the esophagus. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 140.

Atualizado em 1/8/2009, por: Reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc., and George F. Longstreth, MD, Department of Gastroenterology, Kaiser Permanente Medical Care Program San Diego, California.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário