Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Autoconfiança é a chave para lidar com a rejeição

388733 Como fortalecer a autoconfiança 3 Como fortalecer a autoconfiançaSabe aquele colega desengonçado que não se encaixava em nenhuma turma no colégio e que hoje é dono da própria empresa? Um estudo mostra que este tipo de reviravolta, muito comum em enredos de filmes, acontece por um motivo: pessoas autoconfiantes e que não se sentem parte de nenhum grupo, encaram a rejeição como uma oportunidade e acabam se tornando mais criativas.

“Para aqueles que não conseguem se sentir parte de nenhum grupo, a rejeição social pode ser uma forma de validação”, explica Sharon Kim, principal autora do estudo da Universidade Johns Hopkins, nos EUA. “A rejeição confirma para as pessoas independentes o que eles já sentem sobre si mesmas, que elas não são como as outras. Neste caso, esta distinção é positiva, levando-os a uma maior criatividade.”

Já entre as pessoas que valorizam pertencer a algum grupo, a rejeição social inibe a sua capacidade cognitiva. Kim diz que diversos estudos psicológicos já haviam chegado a esta conclusão. Por este motivo, ela e seus colegas, Lynne Vincent e Jack Gonçalo da Universidade de Cornell, decidiram considerar o impacto da rejeição em pessoas que têm orgulho em ser diferentes.

“Nós estamos vendo na sociedade uma crescente preocupação com as consequências negativas da rejeição social, em grande parte graças a relatos da mídia sobre o bullying que ocorre na escola, no local de trabalho. Obviamente, o assédio moral é ruim. O que tentamos mostrar em nosso trabalho é que a exclusão de um grupo pode levar a um resultado positivo quando elas pensam de forma independente”, diz a autora.
 
Ela afirma que para os gestores, os resultados desta pesquisa – publicada no periódico Journal of Experimental Psychology – tem implicações práticas, afinal pode influenciar a forma como são escolhidos os candidatos para uma vaga. “Talvez seja melhor dar uma segunda olhada naquele candidato pouco convencional, cuja personalidade pode torná-lo um alvo fácil para a rejeição, mas cuja inventividade seria um trunfo valioso para a organização”, conclui.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário