Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Portugal: Greve dos enfermeiros do Alto Minho suspensa

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses desconvocou a greve de três dias prevista para esta semana, na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), depois de a administração ter garantido a regularização de pagamentos em atraso.

O anúncio foi feito esta segunda-feira à Lusa pelo sindicalista Carlos Barata, após uma reunião com o conselho de administração da ULSAM, que garantiu o pagamento de horas extraordinárias aos profissionais daquela unidade EPE (Entidade Pública Empresarial) com vínculo de Contrato Individual de Trabalho (CIT), conforme a restante tabela.

"A administração confirmou que essas alterações [pagamento com tabela única] passam a produzir efeito já a partir de Setembro e que também pagará, posteriormente, retroactivos a 1 de Janeiro de 2012. Por esse motivo, o objectivo da greve deixou de existir e foi suspensa", acrescentou Carlos Barata.

O SEP tinha anunciado, em Agosto, a realização de uma greve a 5, 6 e 7 de Setembro, abrangendo cerca de 300 profissionais daquela unidade.

Em causa estava o facto de o Orçamento do Estado para 2012 "consagrar" que aos enfermeiros com CIT "deverão ser pagas as horas extraordinárias e penosas de igual forma que aos enfermeiros com Contrato de Trabalho em Funções Públicas", ou seja, os "antigos funcionários públicos".

A estes enfermeiros, contratados já na vigência daquela unidade EPE, a ULSAM estava a pagar horas extraordinárias a 25 por cento (primeira hora) e 37,5 por cento (segunda hora). Ao fim de semana, o pagamento era de 50 por cento.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário