Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Vitamina D é aliada contra doenças do fígado

Casos de fibrose hepática têm apresentado resultados satisfatórios com a presença da vitamina no organismo

Exposição ao sol, sempre com moderação, pode trazer diversos benefícios à saúde. Lá está a vitamina D, de graça, sem custo algum. De acordo com estudos, a presença dela no organismo é capaz de evitar uma série de problemas, entre elas as temidas doenças do fígado.
 
"A vitamina D desempenha um importante papel na produção da glutationa (GSH), um dos principais antioxidantes que atuam no fígado, ajudando na eliminação de toxinas celulares", explica o médico e diretor superintendente do Hospital São Vicente - Funef, de Curitiba, Marcial Carlos Ribeiro.
 
O sol é a principal fonte de vitamina D, mas é preciso cuidado para não se expor demais às radiações UVA e UVB. Segundo o especialista, a glutationa está constantemente em ação protegendo o corpo contra doenças, toxinas, vírus, poluentes, radiação e estresse oxidativo. "Ela desempenha um importante papel no sistema imunológico. Se glutationa suficiente não estiver disponível, as toxinas vão sobrecarregar o fígado", alerta Ribeiro.
 
Em estudos recentes, o tratamento à base da vitamina D apresentou resposta satisfatória em pacientes com fibrose hepática, por exemplo. "A doença é causada principalmente por infecções crônicas do vírus da hepatite, como a hepatite B e C, o consumo de álcool, e a esteato-hepatite não alcoólica", detalha.
 
Fonte: Jornal de Beltrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário