Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de março de 2012

Em emergência, cirurgião opera cérebros de dois pacientes simultaneamente

Cirurgia simultânea foi a melhor forma de assegurar ambos sobrevivessem, diz médico

Um cirurgião fez duas operações simultâneas de emergência nos cérebros de pacientes em um hospital no condado de Yorkshire, no norte da Inglaterra. O médico Saurabh Sinha, do Children's Hospital, em Sheffield, operou o menino Owen Wilkinson, de oito anos, e um adolescente de 12 anos.

Owen, transferido às pressas de um hospital na vizinhança - Barnsley Hospital -, apresentava o mesmo tipo de fratura no crânio sofrida pelo outro paciente, cuja cirurgia estava prestes a começar.

"As pessoas largaram tudo o que estavam fazendo para salvar as vidas dessas crianças", disse Sinha.

"Em um caso de emergência, você lida com o paciente que está ali na sua frente", acrescentou o médico.

Nesse caso, havia dois. Sinha disse que operar os dois meninos ao mesmo tempo era a melhor forma de assegurar que ele e sua equipe salvassem as vidas de ambos.

Coincidências
A mãe de Owen, Caroline Wilkinson, disse que a equipe do hospital merecia um "super obrigado". Sem eles, Owen "não estaria aqui hoje", ela acrescentou.

Caroline e seu marido não perceberam que as operações estavam sendo feitas simultaneamente até encontrarem, por acaso, no hospital, os pais do outro paciente - que desejam permanecer anônimos. Ela disse: "Começamos a conversar com o outro casal e percebemos que os dois meninos tinham o mesmo ferimento".

Os pais dos garotos se deram conta, também, de que seus times tinham jogado um contra o outro em partidas de futebol na região.

"Ainda estou em contato com a mãe do outro menino e esperamos levar os dois para passear juntos um dia desses", disse Caroline. Desde a cirurgia, a família de Owen vem arrecadando dinheiro para o hospital, que realiza cerca de 11 mil cirurgias por ano.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário