Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de março de 2012

Banho gelado após os exercícios pode reduzir dores musculares

Um banho frio, após os exercícios, pode reduzir as dores musculares especialmete após exercícios intensos.

Quem começou a fazer exercícios de força em uma academia sabe que o dia seguinte após uma sessão de musculação mais intensa é sinônimo de algumas dores. Um método relativamente conhecido para diminuir estas dores é tomar um bom banho frio. Atletas de ponta costumam até mesmo se mergulhar em tonéis com água e gelo para estarem prontos para o dia seguinte de novas sessões de treinamento.

Chamada de “crioterapia” pelos profissionais do esporte, a técnica ajuda a diminuir as inflamações nos músculos – um processo natural para cicatrizar as microfissuras causadas pelo uso desses músculos – e aumentar os efeitos positivos dos exercícios. Mas como essa técnica funciona ainda não se sabe exatamente.

Essa é a conclusão de uma metanálise – revisão de diversos estudos anteriores – feita por pesquisadores da Universidade de Ulster, na Irlanda. O mesmo estudo aponta ainda que os efeitos negativos dessa prática ainda não são totalmente conhecidos e, portanto, é importante que os indivíduos que fazem exercícios esporadicamente tenham isso em mente (afinal eles não têm a saúde de um esportista profissional).

Os resultados,  publicados no periódico The Cochrane Library, vieram de mais de 17 testes envolvendo mais de 360 pessoas que faziam treinos como corrida, ciclismo ou que treinavam visando resistência muscular. Na maioria dos testes os participantes haviam tomado banhos frios ou ficado em banheiras com água na temperatura aproximada entre 10º e 15º, sendo que algumas vezes essas temperaturas eram até menor. Comparados com aqueles que tinham apenas descansado, normalmente as intensidades das dores musculares eram bem menores nos dias seguintes aos exercícios.

“As evidências apontam que se banhar em água fria realmente tem um resultado positivo na recuperação muscular, comparado a apenas descansar”, diz Chris Bleakley, principal autor do estudo. Mas o pesquisador lembra que os tempos de banhos frios, temperaturas usadas e diferenças entre os tipos de exercícios fazem da técnica um mistério do ponto de vista científico, já que não há um resultado único e específico, o que poderia levar a um guia efetivo de como usar essa técnica. “Não há a análise de que pontos negativos essa técnica poderia causar, por exemplo”, dizem os autores.

“Apesar de efetivo é bom lembrar que esse tipo de “banho gelado” causa um choque térmico no organismo e é preciso estar muito alerta quando se usa desse tipo de técnica, pois pode haver problemas para a saúde que ainda não se conhecem”, finalizam.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário