Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de março de 2012

Ibuprofeno é eficaz contra "mal de altura"

"O mal de altura é como uma ressaca forte", diz professor de medicina

O antiinflamatório ibuprofeno é eficaz contra o mal agudo de montanha (mal de altura), que acomete milhões de pessoas saudáveis quando sobem rápido demais grandes altitudes, revelou um estudo publicado nesta terça-feira nos Estados Unidos.

"O mal de altura é como uma ressaca forte", disse Grant Lipman, professor de medicina da Universidade de Stanford, Califórnia (oeste), principal autor do estudo, publicado na edição online dos Anais de Medicina de Emergência (AEU, na sigla em inglês).

Os sintomas incluem dores de cabeça, fadiga, enjoo, náuseas, perda de apetite e vômitos. No pior dos casos, raramente a doença pode causar edema cerebral, que costuma ser fatal.

Mas, segundo os médicos autores do estudo, o mecanismo, relacionado com a falta de oxigênio em altura, ainda não é bem entendido.

Alguns especulam que a falta de oxigênio aumenta o volume de líquido no cérebro, causando inflamação. E este inchaço, disseram, diminui com a ingestão de ibuprofeno, um antiinflamatório.

Os cientistas descobriram que o ibuprofeno, que é vendido sem receita para tratar a dor, reduz em 26% a incidência da doença, segundo resultados de um teste clínico único com 58 homens e 28 mulheres.

A experiência foi realizada nas Montanhas Brancas da Califórnia, onde um grupo passou a noite a 1.250 metros de altitude. Durante uma subida 3.880 metros acima do nível do mar, uma parte do grupo tomou várias doses de ibuprofeno, enquanto o restante ingeriu um placebo.

Entre os 44 participantes do teste que fizeram uso do ibuprofeno, 19 (43%) sofreram mal de altura, enquanto 29 (69%) dos 42 que tomaram placebo sentiram os sintomas da doença.

Outros medicamentos usados contra o mal de altura, como a acetazolamida e a dexametasona, causam mais efeitos colaterais, segundo os pesquisadores.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário