Esse acordo marca a entrada da companhia italiana no país e permitirá à farmacêutica nacional ampliar seu portfólio de produtos inovadores, segundo reportagem do Valor
A farmacêutica nacional Biolab fechou aliança comercial com o laboratório italiano Menarini para a comercialização, no Brasil, de sete medicamentos desenvolvidos e produzidos pela multinacional. Esse acordo marca a entrada da companhia italiana no país e permitirá à Biolab ampliar seu portfólio de produtos inovadores. As informações são do jornal Valor Econômico.
De acordo com a reportagem, a empresa terá acesso a sete novas drogas, quatro delas na área cardiovascular, um anti-inflamatório, um para enxaqueca e outra para combater gota. O principal executivo da farmacêutica nacional, Cleiton de Castro Marques, diz que um dos produtos que está nessa cesta é para tratamento de gota, muito aguardado pelo mercado. E afirma que o último medicamento desenvolvido para essa categoria foi lançado há pelo menos 50 anos
Os medicamentos da Menarini serão comercializados no Brasil pelas empresas Biolab e Avert (que pertence à Biolab). A Avert vai negociar os medicamentos pela Menarini. Segundo reportagem, a empresa está oferecendo sua estrutura de registro. E vai comercializar os mesmos produtos pela Biolab.
Para a Menarini, essa aliança facilita o acesso dos medicamentos da companhia no país. A expectativa é de que esses medicamentos recebam aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nos próximos meses e passem a ser comercializados no país a partir de 2013.
A relação entre as duas empresas é antiga. Desde 2008, a farmacêutica nacional comercializa o anti-hipertensivo Nebilet (nebivolol) desenvolvido pelo grupo italiano. Com a parceria ampliada, o grupo italiano estreia de vez no mercado brasileiro.
A companhia italiana chegou a sondar ativos no país nos últimos dois anos, mas com os preços nas alturas essa aliança comercial foi o caminho mais curto para acessar o mercado brasileiro. Com faturamento de € 3 bilhões, a Menarini, fundada há 126 anos, é a maior farmacêutica da Itália, com uma participação de 7% naquele mercado.
Com faturamento de R$ 660 milhões em 2011, a Biolab planeja crescer 12% neste ano. O foco da companhia são os medicamentos sob prescrição médica, sobretudo nas especialidades de cardiologia, ginecologia, reumatologia, pediatria, endocrinologia e dermatologia. Em 2010, a companhia firmou joint venture com a alemã Merz para atuar na área estética no Brasil. O grupo também estuda associação com a Eurofarma, Cristália e Libbs, com apoio do BNDES, para atuar no segmento biológico.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário