O "Diário Oficial" da União publicou nesta quarta-feira um anexo que define o Manual de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down.
Os detalhes contidos no texto serão publicados no site do Ministério da Saúde.
No Brasil há cerca de 4,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com o manual, o governo espera esclarecer dúvidas e colocar à disposição do público informações detalhadas sobre como proceder quanto ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas com deficiência.
O texto da cartilha foi elaborada com o apoio do SUS (Sistema Único de Saúde), que forneceu dados sobre o atendimento e a qualificação de profissionais e equipes públicas.
Em comemoração à data de hoje, Dia Mundial da Síndrome de Down, o Senado promove sessão especial. É a primeira vez que o dia será celebrado em 193 países, após a aprovação de uma moção apresentada pelo Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas).
A sessão no Congresso será comandada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e deve contar com a presença dos ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Alexandre Padilha (Saúde).
No ano passado, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite. O objetivo é proporcionar autonomia e inclusão social aos portadores de deficiência.
Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário