Resumo
Coca: Planta "Medicinal" com ação anestésica devido à la cocaína, indicada, por exemplo, em medicina dentária. No entanto, a cocaína é cada vez menos utilizada na medicina por causa das leis que a restringem.
Observações
Na História e na política, a coca com certeza deixou uma forte marca. Esta planta originou a famosa Coca Cola® (por isso o nome Coca - e Cola vem da noz de kola). John Pemberton, um farmacêutico de Altanta, criou esta bebida no fim do século XIX, com o objetivo de desenvolver uma bebida para combater a fadiga. Há muito tempo a Coca Cola já não contém mais cocaína (desde 1903), mas as folhas de coca deram sabor ao refrigerante mais vendido no mundo e marcaram a história moderna. Vale lembrar que Coca Cola® é a marca mais cara do mundo: isso se deve ao sucesso do produto (sabor muito apreciado) e ao marketing mundial por trás dele.
Por outro lado, a coca ainda é uma planta polêmica, pois como é do conhecimento de todos, ela é colhida principalmente na América do Sul (50% do mercado de produção de cocaína) para produzir a cocaína, uma droga perigosa e infelizmente muito utilizada por inúmeros jovens na Europa e na América. É um mercado colossal, responsável por violência, milhares de mortes por traficantes (por ex. no México) e terríveis conseqüências para a saúde dos dependentes (depressão, violência,...). Em alguns países da América do Sul (ex. Bolívia, Peru, Colômbia) as folhas de coca são colhidas principalmente para abastecer o tráfico de drogas. Os moradores locais mascam as folhas de coca, pois aparentemente quando ela é mascada (e não cheirada como a cocaína), os riscos são bem menores. As folhas mascadas têm um efeito estimulante que aumenta as resistências à desnutrição, ao frio e à fadiga, comuns a estas regiões que são geralmente pobres. Ressaltamos também que nas folhas de coca podem ser econtradas outras substâncias além da cocaína, pois na fitoterapia é a mistura de vários princípios ativos que fornece uma ação farmacológica completa.
Nomes
Nome em português: Coca
Nome latim: Erythroxylum coca
Nome inglês: Coca
Nome francês: Coca
Nome alemão: Koka, Koka-Strauch
Família
Eritroxiláceas
Constituintes
Cocaína, ... diversos outros alcalóides, flavonóides.
Partes utilizadas
Folhas
Efeitos da coca
Anestésico local (efeito da cocaína), estimulante (efeito da cocaína), ajuda a combater a fome e o frio (por ex. se as folhas forem mascadas).
Indicações da coca
Dores (de dente, na região da cavidade nasal,...), para anestesiar, (náuseas), (vômitos), (asma),...
Atenção! A cocaína encontrada na coca é considerada um produto estupefaciente, e portanto, a preparação de medicamentos à base de cocaína será feita sob estrita supervisão de um médico e um farmacêutico.
Efeitos secundários
Peça orientações a um especialista (em uso interno, ressaltamos que a cocaína é um estupefaciente). Sabemos que após um alto consumo de folhas mascadas de coca, a pessoa pode ter alucinações ou distúrbios psíquicos.
Contra-indicações
Peça orientações a um especialista (em uso interno, ressaltamos que a cocaína é um estupefaciente).
Interações
Peça orientações a um especialista (em uso interno, ressaltamos que a cocaína é um estupefaciente).
Preparações à base de coca
- Em forma de cocaína extraída da coca: somente em uso externo (preparação elaborada por um farmacêutico) para sua ação anestésica.
- Em alguns lugares da América do Sul, as folhas de coca são mascadas, ação estimulante.
Onde cresce a coca?
A coca é originária da América do Sul, principalmente do Peru e da Bolívia.
Quando colher a coca?
-
Fonte Criasaúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário