Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de março de 2012

Triplicam casos de abuso de crianças atendidos em hospital de SP

Um levantamento feito pela Secretaria da Saúde no hospital Pérola Byington, em São Paulo, aponta que o número de crianças atendidas por casos de violência sexual triplicou entre os anos de 2001 e 2011.

Os dados mostram ainda que no mesmo período houve um crescimento de 52% no número de atendimentos a adolescentes com idade entre 12 e 17 anos.

Em 2001, 352 crianças haviam sido atendidas pelo serviço. Já no ano passado, os registros com pacientes desta faixa etária atingiram a marca de 1.088 atendimentos. Entre os adolescentes, foram 198 casos em 2001 e 759 em 2011.

Para o médico Jeferson Drezett, coordenador do Núcleo de Violência Sexual do hospital, os principais fatores que podem ter contribuído para este aumento são a mudança da sociedade e a postura mais atenta de pais e professores.

"Houve uma mudança cultural no país nos últimos dez anos em relação ao abuso sexual contra criança, que antes era encarado de forma velada e que passou a ser repudiado publicamente. Na mídia, era um tema pouco falado dez anos atrás e que hoje tem um apelo muito forte", diz.

O Pérola Byington é referência na rede estadual em saúde da mulher e abuso sexual.

Meninos
Outro dado que chama a atenção na pesquisa é o de que o número de atendimentos a vítimas de abuso sexual aumentou 26,4% entre o sexo feminino e triplicou entre o sexo masculino no mesmo período.

Em geral, somando todas as vítimas atendidas pelo núcleo, o aumento em dez anos foi de 37%. Entre as vítimas adultas, com mais de 18 anos, o número total caiu 40%.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário