Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de março de 2012

Consumo de gordura trans aumenta os níveis de agressividade


Consumo de gordura trans aumenta os níveis de agressividade

Um estudo feito com quase mil indivíduos de ambos os sexos e com idades e perfis sócioeconômicos diversos afirma que a gordura saturada pode aumentar os níveis de irritabilidade e agressividade.

A pesquisa, feita pela Universidade da Califórnia, nos EUA, e publicada no periódico PLoS One, foi liderada por Beatrice Golomb e apontou que os níveis de consumo de alimentos com gordura trans entre os ingredientes – basicamente boa parte dos alimentos industrializados – eram um indicador bastante confiável de aumento de irritabilidade entre os participantes, principalmente comparados com o grupo controle

As chamadas gorduras trans (ou dTFA, na sigla em inglês) são usadas na preparação de diversos produtos e sua concentração é especialmente alta em alimentos como margarinas e produtos “prontos para comer” (como aqueles que precisam apenas de aquecimento no microondas). Os efeitos na saúde, como já apontado em estudos anteriores, são resistência à insulina, problemas para a saúde coronariana, desregulação nos níveis do colesterol, entre outras.

Na pesquisa feita por Golomb, quanto maior a ingestão de gorduras trans, através dos alimentos industrializados oferecidos, maior os níveis de agressividade e irritabilidade. “A ingestão de gorduras trans foi um dos indicadores mais confiáveis para episódios de aumento de irritabilidade dos participantes que já observamos. Se as próximas pesquisas chegarem às mesmas conclusões que nós, precisaremos sugerir que políticas públicas e leis para escolas ou instituições penais sejam avaliadas para proibir que esse tipo de alimento seja consumido”, alerta a pesquisadora.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário