Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de março de 2012

Parceria da Fiocruz e farmacêutica gera economia de R$240 mi

Iniciativa faz parte da estratégia nacional de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, por meio da Política de Desenvolvimento Produtivo, do governo federal

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e o laboratório nacional Libbs Farmacêutica anunciaram nesta terça-feira (20) o início da distribuição de 6,5 milhões de cápsulas do medicamento Tacrolimo com a apresentação de 1mg. O produto é usado para evitar rejeição de transplantes de rins e fígados. Farmanguinhos adquiriu a tecnologia do Libbs, num acordo que prevê também o fornecimento do insumo farmacêutico ativo pela empresa, permitindo assim o domínio de toda a cadeia do medicamento.

O processo de transferência da tecnologia tem duração de cinco anos e, ao longo desse período, estima-se uma economia de R$ 240 milhões para os cofres públicos. Além disso, a iniciativa faz parte da estratégia nacional de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, por meio da Política de Desenvolvimento Produtivo, do governo federal. Para o presidente da Fiocuz, Paulo Gadelha, a iniciativa que gerou a parceria “tem uma visão integrada do sistema de saúde e aumenta a capacidade e a estrutura do programa nacional de transplantes. Com essa soma de competências é possível atender de maneira melhor e mais ampla às demadas do SUS”. Além disso, de acordo com Gadelha, a redução de custos garante qualidade ao SUS, contribui para reduzir o déficit na balança comercial brasileira e a dependência externa, já que o medicamento passa a ser produzido no país, e representa ganhos para as competências tecnológicas nacionais. “As complexidades do processo de produção em saúde exigem, cada vez mais, parcerias público-público ou público-privado, como esta celebrada entre Fiocruz e Libbs”, completou Gadelha.

O Tacrolimo é um imunossupressor que diminui a atividade do sistema imunológico, efeito necessário para contornar a rejeição do organismo do paciente ao órgão transplantado, garantindo o sucesso do procedimento. Esse medicamento consta na lista de produtos estratégicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a Portaria 978/2008 do Ministério da Saúde (atualizada pela Portaria 1.284/2010). O produto será distribuído aos transplantados, por meio do SUS em todo o Brasil. Até o final de 2012, o acordo entre o Libbs, Farmanguinhos/Fiocruz e Ministério da Saúde prevê a distribuição de 30 milhões de unidades do Tacrolimo, beneficiando mais de 25 mil brasileiros que utilizam o medicamento. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Brasil realizou, em 2011, 4.957 transplantes de rim e 1.492 de fígado.

Segundo o diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, a iniciativa fortalecerá as indústrias farmacêutica e farmoquímica nacionais. “Além disso, ao ser fabricado totalmente em território nacional, contribui para reduzir o desequilíbrio da balança comercial. Nosso objetivo é preencher uma lacuna, ou seja, produzir o medicamento com qualidade e com menos recursos”, afirma o diretor. Com a produção do Tacrolimo, destaca Hayne, espera-se ampliar o acesso a todos os pacientes que necessitam do medicamento, caso haja demanda reprimida, em função da economia gerada. Por outro lado, o fato de ser produzido por um laboratório público garante o abastecimento da rede pública de saúde.

Já o diretor do Libbs Farmacêutica, Álvaro Athayde, ressalta que por meio da parceria, que reúne dois laboratórios de excelência, será possível realizar um serviço de alta qualidade. “A parceria é um marco na trajetória do Libbs. Com mais de 50 anos de experiência em oferecer soluções de qualidade e acessíveis aos brasileiros em vários segmentos, entramos em uma nova fase. Nosso nível de excelência em tecnologia e produção nos dá a certeza de que estamos prontos para retribuir a confiança do governo e prestar o melhor serviço à população”.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário