Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de março de 2012

Meditar fortalece o cérebro


Em um novo estudo, pesquisadores americanos apontam evidências de que a meditação fortalece as ligações entre células cerebrais.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, UCLA – que já haviam feito pesquisas sobre os benefícios cerebrais de meditadores -, mostra em um novo estudo que pessoas que meditam durante muitos anos têm o cérebro mais fortalecido.

O estudo, divulgado no periódico Frontiers in Human Neuroscience, foi feito por meio de exames de ressonância magnética. Os pesquisadores recrutaram 38 voluntários, 23 que praticavam meditação há pelo menos 20 anos e 16 indivíduos controles que tinham em comum com o primeiro grupo idade e sexo.

Os resultados mostraram grandes diferenças nas estruturas cerebrais entre os dois grupos. Os meditadores apresentavam uma quantidade maior de dobras no córtex cerebral do que pessoas que não meditam, especialmente a ínsula, uma área relacionada ao controle emocional e autocontrole.

“Pessoas que meditam são conhecidas por serem mestres em introspecção e conscientização, de modo que os resultados fazem sentido: quanto mais alguém tenha meditado, maiores as chances de dobrar o tamanho da ínsula”, concluem os autores, ressaltando que fatores genéticos ou ambientais também podem ter colaborado para os resultados. Neste sentido, mais estudos são necessários.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário