Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Fique em forma para ter dentes e gengiva saudáveis

A rotina de exercícios pode ajudar mais do que apenas sua cintura.

Pessoas que mantêm um peso saudável e têm altos níveis de aptidão física mostraram incidência mais baixa de doença gengival severa, de acordo com um estudo publicado na edição de agosto do Journal of Periodontology. Pesquisadores usaram o índice de massa corpórea e a porcentagem de gordura do corpo para registrar o peso e o consumo máximo de oxigênio como medidas de aptidão física, comparando ambos com os exames bucais dos indivíduos.

Aqueles com o IMC mais baixo e o nível mais alto de aptidão apresentaram índices significativamente mais baixos de doença gengival severa.

"O controle do peso e a aptidão física contribuem com a saúde geral e, agora, acreditamos que ficar em forma pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doença gengival. Como a doença gengival está relacionada com outras doenças, como doença cardiovascular e diabetes, existem ainda mais razões para você se cuidar por meio da dieta e exercícios", diz dr. Samuel Low, reitor associado e professor de periodontia na Faculdade de Odontologia da Universidade da Flórida e presidente da Academia Americana de Periodontia.

A Associação Dental Americana diz que os seguintes fatores podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver doença gengival: o uso de tabaco para fumar ou mascar; diabetes, várias medicações como esteróides, drogas antiepilepsia e drogas para terapia do câncer; próteses mal adaptadas; dentes apinhados; restaurações defeituosas; gravidez ou uso de contraceptivos orais.

Os sinais de alarme incluem gengivas que sangram facilmente; gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis; gengivas que se afastaram dos dentes; mau hálito persistente ou gosto ruim na boca; dentes permanentes que estão frouxos ou se afastando; qualquer alteração na forma como os dentes se encaixam ao morder; qualquer alteração no encaixe de próteses parciais.

A ADA recomenda que os pacientes escovem os dentes duas vezes ao dia, limpem entre os dentes todos os dias com fio dental, ingiram dieta balanceada e visitem o dentista regularmente.

Fonte Colgate-Palmolive

Nenhum comentário:

Postar um comentário