Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Residência médica da Dasa é homologada pelo MEC

Primeiro ano abrange as quatro áreas básicas: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Geral, bem como suas respectivas subespecialidades

A Dasa, grupo especializado em medicina diagnóstica, teve a sua residência médica em Patologia Clínica, realizada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), homologada pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com a coordenadora do curso e diretora médica da Dasa no Distrito Federal, Adília Segura, esta é a única residência em Patologia Clínica disponível na região centro-oeste, além de ser uma das especialidades mais escassas para se cursar no Brasil.

Com início no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), o curso está previsto para começar em março de 2012 e terá duas vagas disponíveis por ano. Sua carga horária será de 60 horas semanais, com duração de três anos. O primeiro ano abrange as quatro áreas básicas: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Geral, bem como suas respectivas subespecialidades.

Já nos anos seguintes, o residente dará continuidade ao curso nas instalações do Núcleo Técnico Operacional da Dasa no Distrito Federal, onde todos os exames do Laboratório Exame são processados. No segundo ano serão abordadas as áreas básicas da Patologia Clínica: Bioquímica, Hormonologia, Imunologia, Hematologia e Microbiologia. E, no terceiro e último ano, serão abordadas áreas específicas e de excelência na Dasa como: Biologia Molecular, Líquidos Corpóreos, Gestão e Controle de Infecção Hospitalar, em que o residente terá contato com os diferentes serviços laboratoriais da Dasa no Brasil, proporcionando uma vivência benéfica na sua formação especializada.

Haverá reuniões clínicas laboratoriais semanais e sessões clínicas anatomopatológicas sob a responsabilidade do Hospital Universitário com a participação ativa dos residentes, que serão mensalmente avaliados e acompanhados pela Comissão de Residência Médica do Dasa e Distrital (COREME-DASA e COREME-DISTRITAL).

Toda a equipe de médicos do grupo, bem como bioquímicos, biomédicos e técnicos, estará à disposição para orientar a formação e o desempenho dos residentes. Um coordenador e dois preceptores serão responsáveis pelo acompanhamento e pela avaliação deles. “Acreditamos que o residente que conclua este programa estará apto a desempenhar com qualidade as funções solicitadas ao perfil atual do patologista clínico”, explica a médica, em nota.

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) considera um avanço para a especialidade a abertura dessa residência médica no Distrito Federal. “Vemos que a DASA tomou essa iniciativa por reconhecer a necessidade de haver mais patologistas clínicos no mercado. Houve uma redução de vagas para a especialidade devido à concentração dos laboratórios em grandes grupos, mas, agora, o próprio mercado reconhece que é preciso formar mais especialistas nessa área. Esperamos que outros grupos façam o mesmo e ajudem a criar novas residências na especialidade”, afirma o presidente da SBPC/ML, Paulo Azevedo, em comunicado.

Essa atividade faz parte das atividades do Instituto de Ensino e Pesquisa Dasa, que tem como missão promover e executar atividades educacionais de pesquisa básica, aplicada e tecnológica.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário