Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Abscesso

Definição
Um abscesso é um acúmulo de pus em qualquer parte do corpo que, na maioria dos casos, provoca inchaço e inflamação nas adjacências.

Causas, incidência e fatores de risco
Os abscessos ocorrem quando uma região do tecido é infectada e o sistema imunológico do corpo reage contra ela. Os glóbulos brancos se movimentam pelas paredes dos vasos sanguíneos até a área infectada e coletam o tecido danificado. Durante esse processo, o pus é formado. Pus é o acúmulo de fluidos, glóbulos brancos vivos e mortos, tecido morto, bactérias e outras substâncias estranhas.

Os abscessos podem se formar em quase todas as partes do corpo. Os locais mais comuns são a pele, sob a pele e os dentes. Os abscessos podem ser provocados por bactérias, parasitas e substâncias estranhas.

Os abscessos cutâneos são fáceis de enxergar. Eles são vermelhos, elevados e causam dor. Os abscessos em outras regiões do corpo podem não ser percebidos; ainda assim, causam danos significativos ao órgão.

Alguns tipos específicos de abscessos são:

Abscessos abdominais
Abscesso hepático amébico
Abscesso anorretal
Abscesso na glândula de Bartholin
Abscesso cerebral
Abscesso epidural
Abscesso peritonsilar
Abscesso hepático piogênico
Abscesso cutâneo
Abscesso na medula espinhal
Abscesso subcutâneo
Abscesso dental


Exames e testes
Com frequência, uma amostra do líquido é extraída do abscesso e examinada para verificar que organismo está causando o problema.

Tratamento
Os tratamentos variam, mas geralmente incluem cirurgia, antibióticos ou ambos.

Ligando para o médico
Ligue para seu médico se tiver qualquer tipo de abscesso.

Prevenção
A prevenção de abscessos depende do local em que eles se desenvolvem. Por exemplo, uma boa higiene pode ajudar a prevenir os abscessos cutâneos. A higiene dental e cuidados de rotina irão prevenir os abscessos dentais.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário