Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Saúde libera R$ 7,8 milhões para Campos No Rio de Janeiro

Recurso antecipado servirá para apoiar trabalho de reconstrução e reforçar sistema de saúde, além de ampliar atendimento à população atingida pelas chuvas

O Ministério da Saúde liberou R$ 7,8 milhões para o município fluminense de Campos dos Goytacazes. Os recursos devem ser utilizados na reestutruração da rede de saúde local e na ampliação do atendimento à população atingida pelas enchentes. Essa é uma parcela de antecipação do valor previsto para financiar a média e alta complexidadeda cidade.

“Esse adiantamento foi agilizado para que o município possa responder rapidamente à situação de emergência provocada pelas fortes chuvas”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele observa que os problemas foram agravados com a danificação da estrutura de saúde, além do atendimento das vítimas das chuvas e do risco de aumento de doenças, sobretudo as transmitidas por água, alimentos e animais.

O repasse permitirá a ampliação da assistência hospitalar e poderá ser utilizado para custear procedimentos como cirurgias e exames, e aquisição de medicamentos e insumos. Ainda, podem ser utilizados em obras necessárias para essas unidades de saúde.Os recursos também estão disponíveis para financiar hospitais de pequeno porte e o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU 192), entre outros.

A transferência será feita por meio do Fundo Nacional de Saúde, em parcela única, diretamente para o Fundo Municipal de Saúde de Campos de Goytacazes. O município terá prazo de 180 dias para prestar contas.

“Essa iniciativa soma-se ao trabalho que a Força Nacional do SUS tem desenvolvido desde o ano passado para que vítimas de calamidades sejam atendidas com eficiência e rapidez”, resume o ministro da Saúde. Ele lembra que, desde a semana passada, a FNSUS enviou 15 toneladas de medicamentos para socorrer vítimas das enchentes no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, além de atuar junto com estados e municípios em ações de prevenção, vigilância e atenção à saúde.

Padilha salienta que equipes coordenadas pela FNSUS estão em campo para avaliar as necessidades, incluindo danos nas unidades de saúde e nos serviços de abastecimento de água. Para municípios com danos no abastecimento de água, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde dispõe de frascos de hipoclorito, que serve para purificar a água e torná-la própria para o consumo humano.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário