Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Hospital Nereu Ramos é pioneiro em realizar exames de exame de distúrbios do sono

Análise monitora o corpo humano durante o sono por meio de eletrodos, fixados na cabeça, queixo, pernas, parte lateral dos olhos, abdômen e tórax

O Hospital Nereu Ramos, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é a primeira unidade da rede pública a realizar a Polissonografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O exame detecta distúrbios do sono, entre eles, a apneia.

De acordo com a instituição. a capacidade de atendimento é de um paciente por dia. O procedimento completo tem duração de 12 horas – das 19 horas às 7 horas da manhã seguinte. Para o diretor do Hospital, Antonio Miranda, a realização do exame pelo SUS é importante tendo em vista o alto custo do procedimento na rede particular.

A polissonografia monitora o corpo humano durante o sono por meio de eletrodos, fixados na cabeça, queixo, pernas, parte lateral dos olhos, abdômen e tórax. Câmeras filmadoras são utilizadas para analisar os movimentos do paciente enquanto dorme e um microfone capta os sons emitidos, como o ronco. O diagnóstico é concluído em até 15 dias úteis. O chefe do setor de Polissonografia do Hospital Nereu Ramos, Israel Maia, ressalta que é fundamental a realização do exame em ambiente hospitalar para garantir um diagnóstico mais preciso.

O procedimento poderá ser indicado por médico de qualquer especialidade da rede pública, desde que o paciente apresente sintomas característicos como à sonolência diurna, ocasionando deficiência de memória e concentração, mau humor, e até acidentes de trânsito.

A apneia do sono é caracterizada pela diminuição do fluxo de ar nos pulmões, em virtude da obstrução da garganta. O pneumologista e especialista em medicina do sono, Maia, explica que a apneia pode causar problemas cardiovasculares, como hipertensão e derrame, e se relacionado com o diabetes ocasiona alterações nas funções sexuais.

De acordo com o pneumologista, o tratamento para apneia e outros distúrbios do sono compreende principalmente a mudança no estilo de vida, a diminuição do peso e a prática de atividade física.

Em caso de apneia grave, o estado garante tratamento. Santa Catarina é o único no Brasil a fornecer o CPAP, sigla em inglês usada pelos médicos para identificar uma máquina, que ligada a uma máscara nasal funciona como uma pressurizadora de ar, que impede o fechamento da garganta.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário