Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Santa Joana investe R$100 milhões e constrói novo prédio

Instituição inaugura centro de alta complexidade e projeta crescimento de 30% na quantidade de atendimentos realizados

Com um investimento de R$100 milhões o Hospital e Maternidade Santa Joana, localizado no bairro do Paraíso, São Paulo, amplia sua estrutura e inaugura um novo centro de alta complexidade com 10 andares.

Segundo o diretor geral do Hospital e Maternidade Santa Joana, Marco Antônio Zacarelli, a instituição acredita que o novo empreendimento irá proporcionar um crescimento de 30% na capacidade de atendimento. “Temos o objetivo de nos tornarmos referência internacional em casos de alta complexidade junto ao público feminino, gestantes, e bebês”.

Com 54 apartamentos distribuidos em três andares e totalizando 180 leitos, a expansão surgiu de uma taxa de ocupação de 85%, que surgiu nos últimos anos.

O projeto arquitetônico do novo prédio conta com centros cirúrgicos e obstétricos informatizados e integrados. “Possuímos três salas cirurgicas inteligentes, projetadas para a realização de procedimentos de alta complexidade, que possuem configuração igual as salas de transplante. E contam com recurso para transmissão por vídeos, monitores com braços flexíveis para videocirurgia e radiologia digital PACS”

Em uma visitação realizada nesta terça-feira, (08), às novas instalações do hospital, Zacarelli explicou que tanto o centro cirúrgico como o obstétrico serão transferido para o prédio novo. “Vamos ampliar a estrutura do bloco antigo, como a UTI adulto focada em complicações da gravidez”.

Na concepção de Zacarelli, juntamente com a estrutura do hospital a segurança também foi aspecto contemplado no momento de expandir a instituição. Isso porque todas as salas de cirurgia são equipadas com fluxo laminar. “É um sistema de ventilação condicionada que limita ao máximo a entrada de focos e riscos, inibindo a possibilidade de contaminação”.

Zacarelli explica que o objetivo deste recurso é combater a infecção hospitalar. “Nossos indicadores de infecção hospitalar estão abaixo da média internacional. O fluxo laminar faz uma cortina de ar em volta da mesa operatória, filtrando ar e impedindo a passagem de micro organismo”.

Com o aumento da faixa etária das mulheres que engravidam e as técnicas de reprodução assistida que provocam gestações múltiplas, os casos de gestações de risco têm aumentado efetivamente. O diretor geral do hospital conta que esse foi um dos fatores que levou a instituição a aumentar sua estrutura. “Pela projeção, vamos fechar o ano de 2011 com aproximadamente 300 casos de bebês com menos de 1500 gramas”.

Dando continuidade ao conceito LDR (Labor and Delivery Room) de partos normais, o novo prédio possui três apartamentos que se transformam em salas de parto com hidroterapia.

Para proporcionar maior humanização, o hospital incluiu visor plasmático em seis das oito salas do centro obstétrico com visor plasmático, possibilitando que os parentes fiquem integrados no momento do parto. “Esse espaço possui um vidro especial que permite que o médico o torne transparente no momento do nascimento do bebê“.

O grupo também firmou uma parceria com o Fleury para a realização de exames de diagnósticos por imagem de alta precisão. Zacarelli enfatiza que será utilizara para atendimento das pacientes de dentro e fora do hospital.
Cuidando de quem cuida
Colocando em prática o conceito de “cuidar de quem cuida”, o Hospital e Maternidade Santa Joana investiu na construção de um Fitness Center projetado para receber os cinco mil médicos que compõem o corpo clinico da instituição. “Esse espaço é dedicado ao bem-estar dos médicos e foi estrategicamente construído em frente à maternidade para incentivar o deslocamento”.

O espaço possui piscina com raia semi-olímpica, quadra de tênis e academia de ginástica.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário