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sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Intensimed adapta plataforma SalesForce para medir qualidade em UTIs

Ferramenta desenvolvida em parceria com a ValueNet fornece estimativa de sobrevida de pacientes de UTI, gerando dados que auxiliam a planejar a assistência e o tratamento

A Intensimed – empresa que oferece serviços médicos-hospitalares para UTIs– investiu na customização da solução Salesforce para auxiliar na determinação do prognóstico de pacientes de UTI. O aperfeiçoamento da solução foi desenvolvido
em parceria com a ValueNet, consultoria que atua no desenvolvimento e integração de soluções e Cloud Computing e SaaS (Software as a Service). A plataforma foi inteiramente adaptada às especificidades médicas da Intensimed.

Segundo a companhia, a equipe técnica da ValueNet, em parceria com os profissionais da Intensimed, desenvolveu uma inteligência dentro da plataforma SalesForce que efetua o cadastro dos pacientes, contendo sinais vitais, dados dos exames, fisiológicos e relativos à doença, entre outros indicadores. Com isso, o sistema é capaz de fazer os cálculos de estimativa de sobrevida para a população atendida, que, quando comparados aos resultados encontrados, demonstram a performance da
unidade

O sistema está em funcionamento desde agosto de 2011, em três unidades de terapia intensiva da Intensimed, que admitem, em média, de quatro a seis pacientes por dia, totalizando cerca de cem leitos ocupados por dia. Além da estimativa de
sobrevida, também é possível gerar relatórios que indicam a epidemiologia da unidade (quais as doenças mais frequentes, mais graves), incidência de infecções, ocorrência de outras complicações e checklists que podem ser usados para criar uma rotina de prevenção de complicações dos pacientes internados.

De acordo com o gerente de qualidade da Intensimed, Leonardo Brauer, é possível acessar o sistema de qualquer lugar 24 horas por dia, independente da distância, observar a situação de cada unidade em diferentes locais e saber como está o paciente naquele momento. Além disso, ele ressalta que é possível analisar todos os relatórios e comparar com outras unidades sem a necessidade de operar o fechamento no final do mês.

Brauer conta que o projeto surgiu da necessidade de criar uma ferramenta para armazenar os dados dos exames e consultas dos pacientes de terapia intensiva e fazer os cálculos que possibilitassem à equipe médica ploanejar a assistência e o tratamento.

E ressalta que a gestão de qualidade da empresa é baseada em indicadores de processos e resultados, por isso, é fundamental poder contar com informações precisas e de fácil acesso. E lembra que mensalmente esses dados precisavam ser fechados e os relatórios eram, até então, gerados manualmente, o que poderia ocasionar erros de digitação. A partir do projeto, esse processo passou a ser feito de forma automática pelo sistema, permitindo à equipe direcionar o foco na estratégica do atendimento.

O gerente da qualidade da Intensimed encerra ao dizer que o maior desafio foi traduzir os conhecimentos médicos para o fornecedor de TI, a fim de torná-los disponíveis numa ferramenta.

Fonte SaudeWeb

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