Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cirurgiões plásticos desistem de manual com regras de segurança

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica lança nesta semana um manual de segurança, elaborado após dois anos de debate.

A entidade, porém, excluiu as recomendações que haviam sido apresentadas à Folha em março pelo cirurgião plástico Ewaldo Bolivar de Souza Pinto, como o limite de horas e de procedimentos em uma mesma operação.

O manual também deixou de fora outros pontos ligados a procedimentos cirúrgicos, como a necessidade de o local da cirurgia ser próximo a um banco de sangue e a uma UTI e exames que o paciente deve fazer antes da operação.

Em maio, Sebastião Guerra, presidente da sociedade, já havia recuado da recomendação de limite de horas e procedimentos. A versão final do documento priorizou a defesa dos médicos contra processos.

"Eu pretendia fazer um manual mais abrangente, mas esbarrei num paredão de problemas", afirma Guerra. "Se eu colocasse parâmetros numéricos para algo que é relativo, complicaria a vida dos médicos", afirma.

Ewaldo Bolivar de Souza Pinto, presidente da comissão de ciência e segurança da entidade, porém, diz acreditar que, em breve, a sociedade deve lançar um segundo volume do manual, com regras para as operações.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário