Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 9 de abril de 2013

Pacientes monitorados dia e noite à distância pela internet

Tomar o remédio na hora certa, medir a pressão arterial, praticar exercícios diariamente são algumas das atividades que a maioria dos brasileiros só segue a risca se tiver alguém pegando no pé.
 
Agora, o mercado oferece um aparelho no qual o médico do consultório consegue monitorar tudo o que está acontecendo na casa do paciente. Essa plataforma de telemedicina foi desenvolvida pela UniT Care Saúde.
 
O serviço consiste em oferecer aparelhos de captura de sinais vitais como pressão sanguínea, oximetria, temperatura, peso, nível de glicemia, que são conectados via bluetooth a um receptor que transmite as informações a uma central onde os dados são analisados e armazenados – por sinal de internet ou rede celular, a exemplo de um celular comum.
 
Dessa forma, o paciente é monitorado 24 horas por dia, sem interrupção. Atualizados a cada 30 segundos, os dados podem ser acessados pelos profissionais autorizados de qualquer computador com acesso à internet, tablet ou smarthphone, em tempo real e de forma eficaz. Todos os dados são criptografados e a segurança da informação é tratada como prioridade.
 
“O objetivo não é substituir a consulta médica, mas sim complementar o atendimento oferecendo uma orientação de qualidade à distância”, diz o CEO da Unit Care Saúde, Luiz Tizatto.
 
A ferramenta pode ser usada tanto em monitoramento de pacientes crônicos que sofrem de diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, doença broncopulmonar obstrutiva crônica, como em tratamento de antibioticoterapia, por exemplo.
 
Com tecnologia inteiramente nacional, a plataforma de telemedicina foi desenvolvida pela i9access Tecnologia, empresa do Rio Grande do Sul, cujos proprietários são professores da Universidade Federal daquele estado.
 
Além de tecnologia para home care, a empresa provê outros módulos para a plataforma (teleeletrocardiologia, teleradiologia, teleultrassonografia), como também um sistema multimídia para salas de cirurgia inteligentes, MIR – Multimedia Integrated operating Room.
 
O telemonitoramento de pacientes permite uma total conectividade, na medida em que algumas questões podem ser pré-programadas. O visor irá registrar mudanças como o aumento de pressão sanguínea, e acionar a Central que deverá intervir e checar os sintomas do paciente ou indagar se ele tomou sua medicação na hora certa.
 
Em caso de alterações substanciais, uma equipe médica entra em contato imediatamente e, se necessário, faz uma visita de emergência ao paciente.
 
Fonte Saudeweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário