Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 10 de junho de 2012

Portugal: “Impor essa medida é intolerável e inaceitável”

Correio da Manhã – Os médicos de família que vierem a ser contratados pelo Ministério da Saúde devem atender quatro doentes por hora. É razoável?
Rui Nogueira – Essa medida é uma falta de respeito para com o doente e o médico. É intolerável e inaceitável que o ministério queira impor essa medida. Aliás, espero que acabe por retirar mesmo a contratação de serviços médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) através de empresas.

– E o que é que acontece se a tutela não anular a contratação?
– Se esses procedimentos não forem anulados, os médicos dos centros de saúde juntam-se à greve nacional marcada para os dias 11 e 12 de Julho, tal como já foi anunciado. Não gostamos de fazer greve, mas tem de ser. A tutela não dá outra alternativa. Lamentamos os distúrbios no funcionamento do SNS, mas a nossa preocupação é com os portugueses e o futuro do SNS.

– Os doentes é que ficam prejudicados...
– Os doentes já estão a ser prejudicados com a lentidão com que está a ser efectuada a abertura de novas unidades de saúde familiares e com o fecho de muitos serviços de saúde espalhados por todo o País.

– São sinais da crise económica que o País atravessa?
– São sinais da delapidação do bem social que temos nos serviços públicos.

– Quer dar exemplo de outras situações que considera que estejam a afectar os cuidados de saúde primários?
– Os ataques à autonomia organizativa e técnica dos médicos de família são preocupantes. Além disso, é preciso referir que os médicos que não detenham a especialidade de Medicina Geral e Familiar não estão devidamente qualificados para trabalhar na primeira linha do SNS.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário