Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 10 de junho de 2012

Saiba o que fazer para evitar aquela "gripe chata" neste frio

Tomando os cuidados corretos, você pode evitar aquele resfriado indesejado

Várias regiões do Brasil estão sofrendo com as baixas temperaturas neste feriadão: o Rio Grande do Sul está com marcas abaixo de 0ºC em diversas cidades, enquanto a cidade de São Paulo teve a tarde mais fria do ano nesta sexta-feira, por exemplo. O mau tempo tem prejudicado até aeroportos, inclusive no Rio de Janeiro.

Com temperaturas tão baixas assim e aquele "friozinho", sempre tem gente pegando aquela gripe. O número de casos de doenças respiratórias, inclusive, aumenta de 30% a 40% nesta época.

Líquidos: o consumo de líquidos é indispensável. É essencial que a pessoa beba bastante água. Aquela que não bebe pode ter certeza que terá mais chances de pegar um resfriado ou uma gripe. Não só água, como também sucos de frutas: laranja, acerola, maracujá, pois contêm bastante vitamina C.

Ventilação: em períodos mais frios e secos, as pessoas precisam ficar em lugares com maior ventilação. Com este frio, as pessoas preferem ficar em lugares fechados e quentes. Isso é prejudicial à saúde, porque sem ventilação, as chances de pegar alguma doença viral ou bacteriana são maiores.

Alimentação: cuide bem da alimentação, ingerindo muitas frutas, verduras e legumes.

Respiração: colocar uma bacia com água no quarto é uma boa dica. O procedimento evita irritações nasais e previne problemas respiratórios. Da mesma forma, é importante fazer inalações e usar o umidificador para que não haja acúmulo de bactérias em casa ou no trabalho.

Histórico: para aqueles que já têm problemas respiratórios, como asma ou bronquite, recomenda-se a continuação do uso dos medicamentos. Além da prevenção em casa, é necessário que haja um acompanhamento médico.

Rinite: a rinite é a mais comum das doenças respiratórios desta época. Ela é, de fato, uma inflamação das mucosas do nariz. As causas são variadas: pode ser uma alergia, uso de produtos químicos irritantes, medicamentos e até resfriados. Mas é muito comum o surgimento da inflamação por causa do frio e do uso de roupas de lã e cobertores com acúmulo de poeiras.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário