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terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eli Lilly e Biolab assinam acordo para remédio de colesterol

 
De acordo com a companhia brasileira, que não trabalha com medicamentos genéricos, fazer este tipo de parceria é importante para ampliar seu portfólio
 
O grupo farmacêutico norte-americano Eli Lilly e o laboratório brasileiro Biolab assinaram um acordo de parceria para a comercialização no Brasil do redutor do colesterol, o Livalo® (pitavastatina cálcica). O produto vai ser importado pela Lilly e distribuído pela Biolab no país.
 
A Biolab é líder [no Brasil] em prescrição na área de cardiologia, com um total de 30 mil contactos no país, incluindo cardiologistas, clínicos gerais e endocrinologistas. De acordo com a companhia, que não trabalha com medicamentos genéricos, fazer este tipo de parceria é importante para ampliar seu portfólio.
 
O mercado de estatinas, no qual o Livalo® está incluído, movimenta no Brasil cerca de 750 milhões de dólares por ano. Segundo reportagem do Valor Econômico, a expectativa da Biolab é alcançar, em três anos, 10% de participação nesse segmento.
 
O produto da Lilly é considerado inovador nesse segmento. Este medicamento foi desenvolvido pela farmacêutica japonesa Kowa. A Lilly adquiriu os direitos de comercialização do produto nos EUA e nas Américas. O fármaco chega ao Brasil como a principal aposta de inovação para tratamento da dislipidemia (colesterol e triglicérides elevados). O registo foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas deverá ser comercializado a partir do segundo trimestre do próximo ano.
 
O contrato entre a Lilly e a Biolab para esse medicamento tem duração de dez anos, podendo ser renovado. A parceria não envolve investimentos entre as empresas. Nos anos 90, a Biolab adquiriu medicamentos da Lilly – uma linha de produtos dermatológicos e um fármaco para combater o hipertiroidismo. Em 2010, voltaram a unir forças em um acordo de co-promoção e distribuição do medicamento Evista® (cloridrato de raloxifeno), para combater a osteoporose em mulheres na pós-menopausa. Segundo Alas, nesse acordo a Lilly concentra-se na promoção do mercado público, enquanto a Biolab é a responsável exclusiva pela divulgação no sector privado.
 
Fonte SaudeWeb

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