Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Faltam profissionais de saúde para atender idosos no país, afirma especialista

Profissionais em saúde do idoso cobram políticas públicas para esta população. Brasil tem hoje mais idosos que crianças
 
" Não temos serviços preparados para os idosos e faltam profissionais de saúde para atender o idoso". A afirmação é da especialista em geriatria Ana Lúcia de Sousa Vilela. Segundo ela, faltam políticas públicas eficazes para os idosos, que são comuns em países desenvolvidos, onde representam quase maioria da população. " O país do futuro envelheceu. O Brasil tem hoje mais idosos que crianças, embora as políticas para as crianças, gestantes, sempre foram maiores", explica.
 
Segundo ela, o preconceito contra os idosos, considerados por muitos indivíduos inúteis, " como se estivessem aposentados não só do trabalho, mas também do convívio social. O idoso está conquistando seu espaço e está mudando o modo de pensar" , comentou, ao citar o Estatuto do Idoso (criado em 2003), como avanço na legislação.
 
Já na opinião do geriatra Salo Buksman, o estatuto não tem sido colocado em prática. " O estatuto é completo e bonito, mas não funciona, pois não há mecanismos para garantir que ele funcione. Como o estatuto vai assegurar, por exemplo, o atendimento, a reabilitação, o atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios, unidades geriátricas de referência, sem profissionais suficientes? A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia tem no máximo 1,5 mil sócios no país inteiro."
 
Buksman concorda que os idosos estão mais ativos e participativos na esfera social e ganhando respeito da sociedade. " Temos agora um cidadão idoso que procura trabalhar, procurar ser útil na administração do seu prédio, veste-se com roupas da moda, com um comportamento bem diferente do idoso de antigamente. A auto-estima e a valorização do idoso têm melhorado."
 
No Brasil, a média é 12% da população com mais de 60 anos. No total, são 23,5 milhões de idosos no país.
 
Pesquisas comprovam ano a ano a tendência de envelhecimento da população - resultado da melhoria na qualidade de vida, queda na taxa de natalidade, acesso à assistência médica e a remédios, alimentação e prática de atividade física. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), divulgados no mês passado, o número de idosos no país mais que duplicou desde 1991, quando essa faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas acima dos 60 anos.

Com informações da Agência Brasil
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário