Pesquisa oferece maneiras de reduzir a quantidade de produto químico nocivo à saúde encontrado em níveis elevados no alimento
Estudo recente realizado por pesquisadores da Suécia mostrou que as batatas fritas congeladas podem desencadear câncer. Os resultados sugerem que o alimento pré-cozido pode conter níveis muito elevados de um produto químico que é possivelmente nocivo à saúde, a acrilamida.
O composto químico foi descoberto pela primeira vez em 2002. Os investigadores suecos descobriram o produto em diferentes alimentos processados. A acrilamida se forma naturalmente durante o cozimento desses produtos alimentares e seus níveis variam de acordo com a temperatura à qual o alimento é exposto.
Após a descoberta da acrilamida, novas investigações foram realizadas. Durante a realização de estudos, os pesquisadores verificaram que o produto químico é capaz de provocar o câncer.
Eles avaliaram o processo de produção e cozimento da batata frita. A pesquisa mostrou que quando as batatas são fervidas em alta temperatura e, em seguida, congeladas em tratamento com uma solução de açúcar, o nível de acrilamida aumenta e, consequentemente, o risco de câncer se eleva.
A equipe agora planeja estudos adicionais para avaliar a forma como a acrilamida provoca a doença.
Menos acrilamida
Um segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, identificou possíveis formas de reduzir os níveis de acrilamida em batatas fritas congeladas pré-cozidas.
A equipe, liderada por Donald Mottram, mostrou que ao alterar o processo utilizado para a preparação da batata frita antes da fritura final, é possível reduzir a quantidade de acrilamida produzida.
Segundo os pesquisadores, a diminuição da quantidade de componentes naturais da batata, tais como glucose, frutose e aminoácidos reduziu a produção do composto químico.
A equipe acredita que, trabalhando com a indústria de alimentos, a pesquisa fornece maneiras de reduzir a quantidade de acrilamida na babata frita pré-cozida e, portanto, reduzir o risco potencial de câncer.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário