Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

USP tem ambulatório gratuito para atender viajantes

Objetivo principal é fornecer informações sobre o tipo de profilaxia adequada para cada área de risco
 
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) tem um serviço gratuito para acabar com a desinformação de quem vai viajar, principalmente para áreas consideradas de risco.
 
O Ambulatório do Viajante atende no campus (Av. Bandeirantes, 3.900) às terças e quintas-feiras, das 13h às 15h, com agendamento prévio pelo telefone (16) 3602-2695.
 
A Agência USP cita a médica infectologista Karen Mirna Morejón, uma das criadoras do ambulatório, destacando que nem sempre as agências de turismo estão preparadas para fornecer informações apropriadas. Segundo ela, com o advento das compras de passagens pela internet, a desinformação aumenta.
 
Para a médica, é importante as pessoas saberem o tipo de profilaxia adequada para cada área de risco. “
 
— Às vezes, não é só uma questão de identificar a vacina que o viajante deve tomar, mas as orientações sobre consumo de produtos nativos, como no caso do açaí no Norte do País, onde ainda há incidências da Doença de Chagas”.
 
Até mesmo dicas de segurança, como as zonas em conflitos bélicos, terrorismo e hábitos culturais são pontuados pela equipe do ambulatório. Ao ser atendido, o viajante é orientado a tomar a vacina necessária de acordo com a região de destino. “
 
— A orientação vai desde o tipo da vacina até o posto de saúde que encontrará”.
 
Outra característica do serviço é que os atendimentos podem ser feitos antes e após a viagem.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário