Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sintomas da gastrite podem ser amenizados com alimentação adequada

Hortaliças são permitidas
Especialista indica hábitos e alimentos para quem sofre com dores e queimações estomacais
 
A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago que tem como sintomas mais comuns a dor, a queimação e a sensação de peso no abdômen. Em casos mais graves, pode ocorrer até sangramento digestivo.
 
A ingestão de certos alimentos piora os sintomas de quem tem gastrite e, por isso, adotar uma dieta específica ou trocar certos alimentos por outros ajuda a aliviar os incômodos sintomas, além de aumentar e melhorar a qualidade de vida — explica o médico endoscopista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) Sérgio Barrichello.
 
Barrichello lembra que antes de adotar qualquer dieta o paciente deve conversar com o seu médico e avaliar a real situação do problema.
 
É importante ressaltar que nem sempre as dietas dispensam os medicamentos — reforça o médico.
 
Alimentos indicados
No entanto, o especialista elaborou uma lista de alimentos que devem compor o cardápio de quem quer se ver livre de dores e queimações estomacais.
 
Confira:
- Priorize hortaliças como couve, alface, hortelã, além dos chás como o de capim santo e camomila. Consuma vegetais e frutas cruas e beba bastante água nos intervalos das refeições.
 
- Aposte nas ervas e temperos naturais como coentro, sálvia, salsa, tomilho, manjericão, cominho e hortelã para dar mais sabor aos alimentos.
 
- Alimente-se com tranquilidade. Converse pouco durante a refeição, mastigando cerca de 25 vezes o alimento e evite ingerir líquido durante este processo.
 
- Evite permanecer longos períodos de estômago vazio, alimentando-se a cada três horas.
 
- Beba leite de forma moderada, até mesmo o desnatado. O leite é alcalino e o pH do estômago, ácido. Quanto mais substâncias alcalinas forem ingeridas, mais ácido o estômago irá produzir podendo ocasionar sintomas indesejados.
 
- Substitua a laranja pera por laranja lima, pois a lima é menos ácida.
 
- Se for toma café, prefira o descafeinado, pois a cafeína estimula a produção de ácido pelo estômago.
 
 
- Se quiser comer fritura, prepare em frigideira de teflon, sem óleo. E, se possível, opte pelas versões grelhadas.
 
O que precisa ser evitado
O médico também alerta para alguns hábitos e alimentos que podem agravar o problema e, portanto, devem ser evitados por quem sofre de gastrite:
 
- Alimentos irritativos para a mucosa gástrica. Na lista estão: café, bebidas alcoólicas, temperos fortes (alho, cebola, molho shoyu, pimenta, catchup e mostarda), leite de vaca e derivados, refrigerante, frituras, gorduras, molho de tomate, sucos de frutas ácidas e alimentos de difícil digestão como pimentão e berinjela.
 
- Fumar: o fumo pode piorar ainda mais os sintomas da gastrite, pois aumenta a produção de ácido no estômago.
 
- Ingerir grande quantidade de alimento antes de se deitar. Crie o hábito de jantar mais cedo e aguarde duas horas para dormir.
 
- Goma de mascar, pois ao mastigar, o estômago produz um ácido, pois entende que irá entrar alimento. E, neste caso, o alimento não será deglutido.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário