Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Jogo virtual ensina a cuidar de prematuros

 
Já imaginou aprender a cuidar de bebês prematuros através de jogos virtuais? Pois na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadores desenvolveram um jogo, chamado e-Baby, que ajuda no treinamento de profissionais da saúde que trabalham em unidades neonatais.
 
O game simula o ambiente de incubadora neonatal e ensina a identificar o quadro respiratório de bebês prematuros.
 
O jogo utiliza a tecnologia digital interativa para a formação e ensino, o que inclui simulações. No e-Baby, o design é emocional e simula o ambiente de uma incubadora. O usuário realiza a avaliação clínica da respiração do bebê prematuro. O game permite escolher o histórico do bebê e os instrumentos para a avaliação clínica. Além disso, o jogo apresenta fases, cada uma com diferentes graus de comprometimentos respiratórios. Os procedimentos virtuais podem ser filmados e compartilhados em redes sociais, além de possuir chat e fórum para discussão.
 
A professora Luciana Mara Monti Fonseca, autora do estudo, acredita que novas ferramentas ajudam no aprendizado e que o uso de tecnologias integradas no ensino traz mais melhorias no desempenho do estudante do que o ensino virtual isolado ou o modelo tradicional de ensino.
 
Fonte: Agência USP, 10 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário