Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Escoliose está ligada a problemas neuromusculares no nascimento

Diagnóstico pode ser feito ainda na gravidez
 
A saúde dos bebês deve ter a atenção das mães ainda na gravidez. Doenças de caráter degenerativo, sindrômico, traumas e desequilíbrios musculares, muitas vezes descobertos apenas na hora do nascimento, podem acarretar em deformidades progressivas na coluna da criança.
 
A mais comum é a escoliose, desvio da coluna para direita ou esquerda, formando um "S" ou "C", que causa diferença na altura dos ombros e do quadril e pode apresentar gibosidades, formando assim um aspecto "corcunda".
 
Nas crianças, a escoliose é presente em 60% a 80% dos casos quando há paralisia cerebral, anomalias no desenvolvimento do embrião como a mielomeningocele, com a má formação da coluna, expondo o sistema nervoso, ou doenças genéticas como a ataxia de Friedreich, que causa desequilíbrio muscular. Portadores da distrofia muscular de Duchenne, doença hereditária que causa fraqueza nos músculos, vão ter escoliose progressiva em 95% a 100% dos casos — explica o médico ortopedista, especialista no tratamento da coluna vertebral, Aldemar Roberto Rios.
 
Além da escoliose, outras deformidades como a cifose, que apresenta curvaturas excessivas na região frontal e torácica da coluna, ou a lordose, com curvaturas na área traseira, cervical e lombar, podem atingir a coluna. Os adultos também são diagnosticados com o problema, mas os casos geralmente não estão ligados ao nascimento.
 
O diagnóstico está muito mais relacionado a traumas com lesões medulares e, raras vezes, a doenças degenerativas ou sequelas da paralisia cerebral. Com as crianças é diferente. As deformidades iniciam normalmente no nascimento, mas depende da doença base. Os distúrbios neuromusculares que afetam o alinhamento da coluna vertebral são numerosos e variados — completa Rios.
 
Diagnóstico na gravidez possibilita vida mais tranquila
Os diversos diagnósticos de doenças neuromusculares e a sua relação com as deformidades da coluna não impedem que os pais acompanhem o desenvolvimento do embrião e busquem a qualidade de vida para o bebê ao nascer. Os avanços da medicina, com exames como a ultrassonografia ou estudos do líquido amniótico, possibilitam uma análise precoce. Para Rios, isso permite inserir o paciente em um tratamento multidisciplinar desde cedo, para que ele desfrute de uma vida melhor.
 
Os objetivos do tratamento das deformidades da coluna são universais. Ele evita a progressão, restaura ou mantém o equilíbrio e a postura e o alinhamento ao sentar. A incidência dessas complicações em pacientes portadoras de distúrbios neuromusculares costuma ser alta. O tratamento deve ser imediato, muitas vezes permitindo uma boa evolução do caso — afirma o ortopedista.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário