Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 6 de outubro de 2013

Lavar as mãos corretamente pode salvar vidas

Lavar as mãos corretamente pode salvar vidas Caio Marcelo/Agencia RBS
Foto: Caio Marcelo / Agencia RBS
O ideal é que as mãos sejam esfregadas por 20 segundos
Hábito é eficaz na prevenção de diversas doenças
 
Lavar as mãos com sabão é uma necessidade básica do ser humano. Doenças como diarreia, infecção respiratória, infecção estomacal, infecção no ouvido, gripes, resfriados, doenças de pele e/ou erupções na pele, espinhas e dor de garanta podem ser evitadas com esta simples prática.
 
O dermatologista Paulo Eduardo Velho destaca que as mãos são o principal veículo de transmissão de vírus e bactérias.
 
— Por isto a importância de lavá-las várias vezes por dia. Tornar este hábito frequente pode salvar mais vidas do que uma vacina, por exemplo — atesta o médico.
 
Um risco para a pele
É na pele das mãos e das unhas que, normalmente, existem vários tipos de bactérias, fungos e vírus que podem ou não provocar algum dano à saúde. As infecções da pele são causadas por bactérias (estreptococo e estafilococo) e "aparecem" quando o indivíduo coça uma picada de inseto ou um machucado qualquer.
 
— Os sintomas são lesões arredondadas com bordas definidas e às vezes chegam a apresentar crosta cor de mel e outras vezes lembram uma queimadura. Podem ser acompanhadas de sinais inflamatórios locais e febre. Além disso, a higienização incorreta também pode causar acnes — acrescenta o dermatologista.
 
As unhas também não devem ser esquecidas da limpeza diária, pois podem esconder sujeiras imperceptíveis, como células mortas, poeira e microrganismos que, além da contaminação, podem tornar o hábito de algumas pessoas em roer unhas um tanto indigesto e perigoso. O ideal é que esteja sempre bem aparadas para que não se acumule nenhum material orgânico debaixo das unhas, além das bactérias e fungos.
 
Para as mulheres que usam unhas compridas, os dermatologistas recomendam que lave essa parte de baixo, de preferência com uma escovinha.
 
— Com esses simples gestos muitas mortes podem ser evitadas. Eles devem fazer parte de um hábito saudável, não apenas de todos os profissionais da saúde, mas de toda a população — conclui Velho.
 
Principais situações em que devemos lavar as mãos:
 
— Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes

— Ao consumir ou manipular alimentos

— Após ir ao banheiro

— Depois de mexer em objetos sujos

— Depois de espirrar ou tossir

— Ao entrar em contato com animais

— E sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas
 
O jeito certo de lavar as mãos
A higienização ideal é feita com água, sabonete líquido e papel toalha para secar a pele. O ideal é que as mãos sejam esfregadas por 20 segundos. As bactérias são removidas e a espuma do sabão auxilia na remoção da gordura da pele, eliminando alguns microrganismos. Na ausência desses produtos, o dermatologista recomenda o uso de álcool gel, pois ele também elimina as bactérias.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário