Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 22 de março de 2013

Páscoa sem culpa: chocolate amargo pode prevenir doenças do coração

Estudo comprova que consumir um pedaço de chocolate amargo por dia, durante 10 anos, previne doenças cardiovasculares e ajuda no humor das pessoas
 
Para aproveitar a Páscoa sem perder a qualidade alimentar, o endocrinologista Mauro Scharf sugere que as pessoas optem pelos chocolates amargos, mais saudáveis que os tradicionais. De acordo com estudo realizado pela Universidade Monash de Melbourne, na Austrália, a pessoa que consome um pedaço de chocolate amargo por dia, em um período de dez anos, pode prevenir infartos e outros problemas cardiovasculares.
 
Scharf explica que o resultado positivo para o consumo de chocolate amargo, como apontado pelo estudo, deve-se à presença de uma subtância (a catequina) que age nas artérias e produz óxido nítrico, um vasodilatador natural, que “deixa a camada interna das artérias mais flexível, gerando a queda da pressão”. A indicação do médico é de que as pessoas consumam, por dia, de 30 a 40 gramas de chocolate amargo.

Além dos benefícios já citados, o chocolate amargo, devido à alta concentração de cacau, ajuda a saciar a fome, sem alterar o peso, as taxas de açúcar e gordura da circulação, e age no humor das pessoas. “Ele contém substâncias como a fenilalanina e tirosina, aminoácidos precursores da noradrenalina e da dopamina, que estão envolvidas no estado de felicidade dos indivíduos”, destaca o endocrinologista.
 
Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário