Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 22 de março de 2013

2iM chega para aprimorar avaliação de desempenho dos profissionais da Saúde

Com clientes como o 9 de Julho e Samaritano e uma criteriosa metodologia de geração de indicadores, a empresa lança-se em um mercado sedento por uma governança clínica mais eficiente  
 
Há pouco mais de dois anos, a Impacto Tecnologias Gerenciais em Saúde – com mais de duas décadas de mercado – iniciou o desenvolvimento de um projeto de pagamento por performance para o setor de Saúde que, mais tarde, concretizou-se no desmembramento da 2iM (Impacto Inteligência Médica), fortalecida pela parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
 
Com o subsídio do espaço físico e acesso facilitado a profissionais qualificados e a fontes de financiamento, a empresa – incubada pela Tecpar no início do ano passado – agora está pronta para fornecer aos gestores da Saúde informações qualificadas para avaliação de desempenho dos profissionais e para a tomada de decisões estratégicas.
   
“Nosso negócio é agregar dados de diferentes sistemas. Não vamos desenvolver ERPs, nem prontuários eletrônicos, mas capturar os dados principais, por meio de um software, e gerar informações para a tomada de decisão”, explica o fundador e sócio majoritário da companhia, Cesar Abicalaffe.
 
Depois de ter observado modelos praticados na Inglaterra e Estados Unidos, a 2iM chegou a uma metodologia apropriada ao Brasil, baseada em indicadores, centrados no paciente, que seguem quatro dimensões: Estrutura, que faz a captura sobre a formação do profissional como, por exemplo, se ele investe em atualização, se faz uso da TI, entre outros; Eficiência, mede a realização dos processos, aplicação de protocolos, adequação aos custos,etc; Efetividade, analisa taxas de mortalidade, infecção, permanência do paciente no hospital, entre outros desfechos clínicos; e Satisfação do cliente, sendo feita a coleta dos resultados de pesquisas de satisfação. O cruzamento de tais dados resulta no índice, de 0 a 100, de performance do profissional ou equipe, dependendo de que forma o gestor vai escolher avaliar.
 
“Saímos do conceito de pagar por performance, até pela resistência médica, e percebemos que o que importa é avaliar o desempenho. Se você vai pagar por performance é uma prerrogativa do gestor. Agora ter uma boa governança clínica é obrigação dos hospitais”, ressalta Abicalaffe, completando que a solução, na verdade, é voltada para prestadores em geral – podendo ser aplicada individualmente, por especialidade, por equipe ou ainda para entidades públicas ou privadas que queiram avaliar sua rede de assistência, assim como em planos de saúde.
 
A fim de avaliar o corpo clínico de uma forma criteriosa e objetiva, os hospitais 9 de Julho e Samaritano foram os primeiros a implantarem a solução da 2iM. De acordo com Abicalaffe, a ferramenta – que é compatível aos sistemas MV e Tasy – facilita a definição de critérios para contratação e efetivação dos profissionais.
 
Os resultados decorrentes do cruzamento dos indicadores são abertos aos funcionários, para que sejam estimulados a acompanhar seu desempenho e melhorar os índices que estão abaixo do esperado. E o gestor passa a ter uma visão panorâmica da performance da instituição, sem ter que perder tempo, segundo o executivo, com os inúmeros relatórios que, muitas vezes, não são lidos.
 
O sócio-fundador está otimista em relação às oportunidades do mercado, uma vez que concorre basicamente com as soluções desenvolvidas internamente pelos prestadores que, segundo ele, geralmente não possuem uma metodologia tão precisa.
 
Fonte Saudeweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário