Apesar de muitas pessoas serem contra homossexuais terem filhos, pesquisas mostram que eles têm ótimas chances de serem bons pais. Veja abaixo evidências científicas dessa afirmação.
* Homossexuais fazem uma escolha consciente ao decidirem ter filhos. De acordo com o instituto americano Guttmacher, muitas vezes casais heterossexuais engravidam acidentalmente, e apesar de alguns deles se dedicarem a tarefa e serem bem sucedidos, outros podem não estar preparados para as responsabilidades da paternidade.
Casais homossexuais escolhem ter filhos e passam por diversos obstáculos para realizarem esse sonho. Assim, eles tendem a ser mais motivados e comprometidos por terem decidido ter um bebê e se preparado para isso.
* Casais homossexuais muitas vezes escolhem adotar, dando cuidados, carinho e melhores oportunidades para crianças necessitadas e carentes financeiramente e emocionalmente. Uma pesquisa do Donaldson Adoption Institute, nos Estados Unidos, mostra que 60% dos casais de gays e lésbicas adotam crianças de raças diferentes das suas, algo difícil para alguns casais. Além disso, os dados do instituto mostram que 25% das crianças foram adotadas após os três anos, sendo que metade delas tinha necessidades especiais. Ambos os fatores dificultam a adoção da criança, já que normalmente são preferidas crianças mais jovens e normais.
*Gays e lésbicas ensinam seus filhos a serem tolerantes. Uma pesquisa feita em 2007, na Universidade Clark, mostra que pessoas que foram criadas por casais homossexuais dizem que seu contexto familiar os ensinaram a serem mais abertos e empáticos, além de deixá-los livres para realizarem as atividades que quisessem, sem estabelecer limites entre práticas femininas ou masculinas.
Estas evidências, dentre outras, levaram a Academia Americana de Pediatria, uma das maiores referências no cuidado infantil, a anunciaru no dia 21 de março o seu apoio não apenas ao casamento homossexual mas também aos direitos de adoção e de tutela para casais gays e lésbicos.
“As crianças prosperam em famílias que são estáveis e que dão segurança permanente, e a forma de fazermos isso é através do casamento.
A AAP acredita que deveria haver oportunidades iguais para cada casal de ter a estabilidade econômica e os apoios federais dados a casais casados para a criação de uma criança”, afirma Benjamin Siegel, porta voz da AAP.
Fonte Live Science
Nenhum comentário:
Postar um comentário