Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 22 de março de 2013

Descoberta classe de compostos químicos que impede replicação de vírus

Vírus Ebola
Resultados podem permitir criação de medicamentos antivirais para tratamento de doenças causadas por vírus como o Ebola e Marburg
 
Equipe de pesquisadores da Boston University School of Medicine, nos Estados Unidos, identificou uma nova classe de compostos químicos capaz de bloquear a replicação de diversos vírus.
 
Os resultados podem permitir o desenvolvimento de medicamentos antivirais para o tratamento de uma série de doenças causadas por vírus, incluindo o altamente patogênico vírus Ebola e Marburg.
 
Os vírus são pequenos agentes causadores de doenças (patógenos) que se reproduzem no interior das células de organismos vivos. Um grupo de vírus conhecidos como ácido ribonucléico (RNA) negativo e não segmentado, causa doenças comuns, tais como a raiva e sarampo. Estes patógenos também causam doenças mais graves doenças e mortais, incluindo Ebola, Hendra e Nipah.
 
Atualmente, não existem tratamentos aprovados e eficazes contra esses vírus, que, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), são associados com taxas de mortalidade de até 90% após a infecção.
 
"Identificar antivirais de amplo espectro é um passo importante no desenvolvimento de terapias bem-sucedidas contra estes e outros vírus", afirma a líder da pesquisa Marie Claire Filone. A ideia básica de um antiviral de amplo espectro é semelhante ao de agentes antibacterianos de largo espectro, na medida em que eles permitem que um medicamento sirva como tratamento comum para muitas doenças virais diferentes.
 
Agora, os investigadores identificaram uma nova classe de compostos químicos que efetivamente bloqueia a replicação de diversos vírus, limitando a produção de RNA do vírus em cultura celular. Estes compostos do tipo alcaloide indólicos impediram um número elevado de vírus de se replicarem, incluindo o Ebola.
 
"Uma vez que a produção de RNA viral é o primeiro passo na replicação bem sucedida, nós descobrimos um calcanhar de Aquiles para deter a replicação viral. Estes compostos representam um alvo terapêutico potencial para o desenvolvimento de antivirais eficazes de largo espectro para uma série de agentes patogênicos humanos", conclui Filone.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário