Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Benefícios da azeitona e modos de consumo

Benefícios da azeitona e modos de consumoQueridinhas como petiscos e ingredientes de pratos e saladas diversos, as azeitonas são conhecidas como vilãs por serem muito calóricas

Além de ser muito saborosa, a azeitona traz muitos benefícios à saúde, de acordo com a nutricionista Cristiane Mara Cedra. Ainda de acordo com ela, a azeitona possui uma gordura boa para a saúde em uma quantidade de 75%, chamada ácido oleico. Esta gordura ajuda a combater o colesterol ruim, regulando os níveis do colesterol.

O grande problema deste alimento é que quando o consumimos, estamos consumindo uma grande quantidade de sal em que ela é conservada. Devido à isso, faz-se necessário um controle no consumo, principalmente para pessoas hipertensas ou que estão passando por um processo de redução de sódio.

Além disso, seu consumo deve ser controlado devido às calorias que, quando em excesso, podem fazer com que o peso aumente.
 
Os benefícios da azeitona
Como citamos anteriormente, a azeitona possui gordura boa e, além disso, é rica em ferro, zinco, potássio, silício, vitaminas E, C, A, B1, B2 e possui um pouco de fibra. Entre suas propriedades, podemos encontrar sua ação como anti-inflamatória e antioxidante, além de muitos outros benefícios.

Suas propriedades atuam na prevenção de infarto, derrame, aterosclerose – pois por ser rica em ácidos graxos, ajuda a aumentar o colesterol bom. Além disso, atuam no fortalecimento do sistema imunológico, melhoria da saúde dos olhos, alivio de problemas respiratórios, prevenção de problemas cardíacos, absorção de cálcio, prevenção de cãibras, regulagem dos batimentos cardíacos, combate à prisão de ventre e prevenção contra gastrites e úlceras.

Além de tudo isso, por ser um antioxidante natural, a azeitona ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele e o combate aos radicais livres – que podem causar danos em células que, quando danificada, não produz energia e morre. Isso pode fazer com que surjam células cancerígenas.


Sua ação como anti-inflamatório reduz a gravidade de problemas como asma, osteoartrite, artrite reumatoide e combater também a intensidade dos efeitos da menopausa em mulheres neste período.

Como consumir?
Mas como consumir a azeitona sem que seja em excesso ou de forma calórica? Normalmente encontramos as azeitonas em pizzas, ou então como petiscos junto aos queijos, salames e cerveja.

Para consumir de forma saudável, procure adicionar a azeitona em sua alimentação em pratos como saladas e cozidos, mas sempre de forma cautelosa para não consumir em excesso. Quando associada a uma dieta equilibrada, a azeitona somente trará benefícios para a sua saúde.

Remédio Caseiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário