Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Saiba como evitar a insolação durante as férias

Com o calor que está fazendo, até mesmo quem vai tomar um simples banho de piscina precisa se proteger dos raios do sol
 
Eles podem provocar insolação, que acontece quando a pessoa fica exposta a altas temperaturas. O organismo fica desidratado e a pessoa tem febre que pode passar dos 39 graus. A insolação também pode provocar náuseas, vômitos e até convulsões.
 
A filha de seis anos da empresária Anne Elise Oliveira passou muito mal com insolação depois de um dia de praia no Rio de Janeiro."Estava um pouco quente, mas não estava aquele céu azul. Então, eu achei que não iria queimar tanto. Passei o filtro solar nela, só que ela ficou muito na água. Eu ainda reforcei o filtro. Quando chegou à noite, ela estava muito vermelha, sentindo enjoo, ânsia de vômito e febre. Aí eu vi que era insolação. Foi um perigo eu achar que por estar meio nublado, um mormaço, não iria ter algum problema. Mas, realmente, ela ficou passando muito mal. A pessoa sente calafrio, ânsia de vômito e quente e a pele muito avermelhada".

A professora e dermatologista do Hospital Universitário de Brasília, Izelda Maria Costa, explica de que forma é possível evitar a insolação."Primeiro eu acho que é evitar a exposição prolongada ao sol. Ficar mais à sombra. Se entrar na água, que não tem como se proteger, ficar um tempo menor, não ficar mais do que meia hora exposto ao sol. Uso de filtro solares, de chapéus, de óculos escuros com fator de proteção contra radiações e ingestão de líquidos".
 
Para evitar insolação e queimaduras de sol, o filtro solar deve ter fator de proteção de no mínimo 30. Os problemas causados pela exposição prolongada ao sol dependem do tipo de pele. Pessoas mais claras devem ficar menos tempo no sol. O ideal é procurar uma sombra quando sentir que a pele está ficando quente demais. Essas pessoas e também crianças e idosos devem ter cuidado redobrado. Para se recuperar de uma insolação, a pessoa precisa ficar em ambiente arejado, beber bastante líquido e colocar compressas de água fria na pele para baixar a temperatura. Se a febre, as náuseas e os vômitos piorarem é preciso procurar o posto de saúde mais próximo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário