Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Combinar remédio é mais eficaz para controle da enxaqueca

Pesquisa sugere tomar dois remédios diferentes mesmo em doses menores

Um estudo coordenado pelo neurologista brasileiro Abouch Valenty Krymchantowski comprovou, pela primeira vez, que a combinação de dois remédios é mais eficaz para o controle da enxaqueca do que o uso de um dos medicamentos isolados. O trabalho foi publicado no Official Journal of the European Headache Federation.

Oitenta pacientes foram recrutados no Ambulatório de Cefaleia do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Eles tinham idades entre 20 e 60 anos e relatavam episódios de enxaqueca havia pelo menos um ano.

Trinta e oito deles receberam dois medicamentos - o anticonvulsivante topiramato e o antidepressivo nortriptilina. O outro grupo tomou um dos medicamentos, já usados no tratamento convencional de enxaqueca, e um placebo (comprimido sem a substância química).

Entre os pacientes que passaram pelo tratamento com dois medicamentos, 78,3% relataram a redução das crises em mais de 50%, parâmetro de eficácia para esse tipo de tratamento.

Já os que tomaram apenas um dos remédios, 37% perceberam a melhora

Krymchantowski, professor convidado do departamento de neurociência da UFF (Universidade Federal Fluminense) comentou os resultados do estudo.

- O estudo comprova cientificamente, pela primeira vez, que combinar drogas é muito melhor do que usá-las isoladamente, mesmo em doses mais baixas.

Os pacientes receberam um dos medicamentos por seis semanas. Depois, nas nove semanas seguintes, passaram a tomar o outro remédio ou o placebo. Foi necessário esperar três semanas até se atingir a dose ideal.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário