Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Caminhada com bastões promete mais gasto calórico

O preparador finlandês Risto Kasuriwen (esq.)dá o primeiro workshop de 'nordic walking' em São Paulo
O preparador finlandês Risto Kasuriwen (esq.)dá o primeiro
 workshop de 'nordic walking' em São Paulo
Quando foi morar na Áustria, a desenhista industrial Gisele Moura da Silva já conhecia esportes de inverno. Mas estranhou ver, nas ruas, pessoas apoiadas em bastões semelhantes aos usados no esqui, até mesmo no verão.

É o "nordic walking", ou caminhada nórdica, modalidade a qual ela aderiu, e que chega agora ao Brasil.

Criada na Finlândia para treino de esquiadores fora de temporada, a atividade trabalha resistência, força do tronco e dos braços e traz os benefícios da caminhada.

"Aqui na Europa é mania", diz Gisele. "Tonifica o corpo, melhora a respiração e reduz o impacto do pé no chão."

Ela, que volta a morar em Brasília em 2012, pretende retomar a caminhada nórdica em solo brasileiro. "Dá para pegar bastões telescópicos, acoplar na mochila e usar na volta a pé do trabalho."

Aqui em São Paulo, Cida Conti, personal e diretora da Escola Fitness, organiza workshops de capacitação na modalidade. Ela explica que os bastões não servem como apoio, mas como impulso. "São empurrados em diagonal para trás; à medida que impulsionam o corpo, aumentam a amplitude da passada, envolvendo a musculatura de tronco e membros superiores, o que não ocorre na caminhada normal."

MENOS IMPACTO
Os bastões ajudam a absorver o impacto do peso do corpo, reduzindo o estresse nas articulações, segundo Conti. "Atende desde os que buscam treinamento puxado até praticantes casuais ou com restrição, como idosos ou quem está com sobrepeso."

De fato, a atividade tem baixo impacto e pode ser indicada para esses grupos, reforça o ortopedista Marcello Serrão, especialista em medicina do esporte.

Testes comparativos entre caminhada nórdica e convencional mostraram que a primeira gera 20% a mais de gasto calórico, podendo chegar a 46% com prática contínua.

O estudo, feito com 11 homens e 11 mulheres, foi publicado pelo Cooper Institute (EUA), que é uma referência em pesquisas nessa área.

O ideal é iniciar o treino com acompanhamento.

No Brasil, já existe página no Facebook, onde é possível compartilhar experiências com praticantes e especialistas e obter informações.

SERVIÇO
ONDE - Escola Fitness
CONTATO - (11) 3081-1676; www.escolafitness.com.br; www.facebook.com/nordicwalkingbrasil

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário