O Procon-SP notificou uma importadora de azeitonas orgânicas recheadas com amêndoas a prestar esclarecimentos quanto as unidades comercializadas no Brasil, da marca Bio Gaudiano, já que existe a suspeita de estarem contaminadas pela toxina botulínica.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou o recolhimento do mercado de unidades do produto, após alerta do Departamento de Alimentos da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre dois casos de botulismo na Finlândia decorrentes do consumo da azeitona.
Até julho deste ano, o Brasil importou somente 150 potes do produto, com validade até junho de 2012, distribuídos em seis Estados (Goiás, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) pela Até agora, porém, não foi registrado nenhum caso de botulismo no país decorrente do consumo da azeitona Bio Gaudano.
Causado pela toxina da bactéria Clostridium botulinum, o botulismo provoca neuroparalisia grave e pode levar à morte. Os sintomas frequentes são dor de cabeça, vertigem, tontura, sonolência, visão turva, diarreia, náuseas, vômitos, dificuldade de respirar e prisão de ventre.
Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário