Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Epimed Solutions cria sistema para controle de infecção hospitalar

Criação do software exigiu um ano de investimentos em pesquisa, infraestrutura e TI e incluiu a formação de uma parceria com o Instituto Latino-Americano de Sepse (Ilas)

A Epimed Solutions, empresa que atua no segmento de software para gestão clinica, lançou um novo sistema para gerenciamento e controle de infecção hospitalar.

De acordo com a empresa, a criação do software exigiu um ano de investimentos em pesquisa, infraestrutura e TI e incluiu a formação de uma parceria com o Instituto Latino-Americano de Sepse (Ilas), cuja missão é melhorar a qualidade assistencial dos pacientes com sepse. Criado para trabalhar de forma integrada com o Ilas, o sistema Epimed Hospital Controle de Infecções foi desenvolvido com base no feedback de usuários de sistemas de gestão clínica da própria Epimed.

Acostumados a analisar e comparar dados clínicos e epidemiológicos, médicos e gestores contribuíram com importantes sugestões para o desenvolvimento de uma ferramenta específica que atendesse às necessidades de monitoramento das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar de forma integrada ao Ilas.

Segundo o médico intensivista e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Epimed, além da atuação conjunta para a aplicação de medidas que possibilitem o controle eficaz as da sepse, a parceria entre a Epimed e o Ilas prevê a geração e difusão de conhecimentos acerca de infecções relacionadas aos cuidados em saúde

Entre os diferenciais do novo software, destacam-se a correlação de dados de infecção hospitalar com informações clínicas dos pacientes e a gestão integrada do protocolos de sepse, prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica e infecção relacionada a cateter intravascular.

No Brasil, de acordo com estudo do Ilas, a taxa de mortalidade por sepse é crítica: 52% nos hospitais públicos e 40% na rede particular. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as infecções hospitalares atingem 14% dos pacientes internados no país, matando cerca de cem mil pessoas a cada ano.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário