Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de junho de 2014

Estudo mostra que mulher é mais preocupada com saúde bucal

Foto: ShutterstocK
Segundo a pesquisa, para os homens, vergonha e medo de dor ainda os mantêm longe do consultório
Os cuidados e a preocupação com a saúde bucal estão tomando proporções cada vez maiores na vida das pessoas. Porém, quando o assunto é extração e implante dentário, as mulheres são as mais interessadas, segundo levantamento feito pelo Centro de Cirurgia Oral (CCO), clínica especializada em extração que já realizou mais de quinze mil cirurgias

Para Henrique Taniguchi, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela USP e sócio da CCO, o fato das mulheres procurarem mais alguns tratamentos odontológicos não quer dizer que elas possuam mais problemas bucais. “A presença feminina em maior número nos nossos consultórios se dá porque a mulher é mais receptiva a novos tratamentos e existe na sociedade a idéia de que elas aguentam mais as possíveis dores que eles podem causar. Os homens apresentam mais desconfiança com o novo e receio a dor”. 

Segundo o especialista, com base em cadastros e a partir do cruzamento de informações, percebeu-se que a maioria das extrações da clínica foi feita em mulheres. “Das 4.087 extrações de sisos realizadas entre pessoas de 15 a 24 anos, de janeiro de 2007 a março de 2014, 58% foram em mulheres”, diz Henrique. 

Quando analisadas faixas etárias mais altas, esse número cresce ainda mais. Em relação aos implantes dentários e/ou extrações, as mulheres entre 40 a 85 anos representam 61% do total (4.539 procedimentos). “Nesta faixa etária, elas buscam tratamentos preventivos ou mesmo o restabelecimento da mordida, já os homens postergam ao máximo esta decisão”, conta o especialista.

Outro fator que influencia a presença feminina nos consultórios que lidam com esses tipos de tratamentos é a vaidade. “A mulher não tem vergonha de procurar mil opções para ficar mais bonita e com a auto-estima elevada. Ela faz o tratamento, conta para todo mundo e indica para as amigas. O homem ainda tem muita vergonha de procurar tratamentos estéticos. Eles só procuram o dentista quando estão com dor”, diz o especialista. 

Ronco, impotência e barriga de chope
A falta de vaidade masculina pode causar muito mais problemas do que uma aparência não atrativa. Procurar o dentista só quando sente dor pode fazer com que outros tipos de problemas mais sérios não sejam percebidos com rapidez, como mandíbula inferior muito retraída, língua maior do que o normal e palato muito baixo.

Esses problemas bucais somados à famosa barriga de chope masculina (gordura abdominal que se concentra na região do diafragma, atrapalhando a respiração), podem causar apneias do sono e ronco.   

O ronco impede que o homem alcance níveis mais profundos de descanso necessários para a produção de testosterona e óxido nítrico.  A testosterona está ligada diretamente a libido sexual e a vitalidade do homem, já o óxido nítrico é um neurotransmissor responsável pela ereção, ou seja, uma falha na produção deles pode causar impotência. 

O que mais chama a atenção para Henrique, é que os homens que procuram ajuda por causa de problemas com o ronco vão ao consultório por causa de suas mulheres. “As mulheres diretamente se cuidam bem mais e indiretamente cuidam de seus maridos. São elas as mais incomodadas com o ronco e com a saúde de seus parceiros”. 

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário