Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de junho de 2014

Riscos de queimaduras aumentam no São João

Deve-se manter distância segura de fogueiras
Deve-se manter distância segura de fogueiras
Muitos métodos caseiros de tratamento de queimaduras não são indicados 

Algumas tradições dos festejos de São João oferecem sérios riscos de queimaduras. Balões, fogos de artifício e fogueiras são alguns dos responsáveis pelo aumento de pessoas queimadas nos hospitais do Recife. O setor de queimados do Hospital da Restauração (HR) atende, por dia, entre seis a oito casos, mas no mês de junho este número aumenta para 60.

A recomendação é que, após um acidente com fogo, o médico seja consultado imediatamente. Porém, algumas ações podem ser tomadas logo após este tipo de ocorrência. “O primeiro passo é utilizar água corrente na zona lesada. Um jato suave de água fria, porém sem o uso de gelo, é o procedimento imediato mais adequado”, explica o médico cirurgião plástico do Hospital Miguel Arraes, Rafael Albuquerque.

Além disso, não se deve usar produtos como creme dental, sabão, borra de café, manteiga ou azeite, nem tentar descolar tecidos grudados na pele queimada. É recomendável também que os pais ou responsáveis acompanhem as crianças no momento de soltar os fogos, mesmo se a faixa etária indicada no produto esteja de acordo com a idade do menor.

Casos mais graves devem ser encaminhados para as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou para o HR, referência nessa especialidade.

Com informações da assessoria

Leia Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário