Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 21 de outubro de 2012

Homeopatia contra a Síndrome Pré Menstrual

Cerca de 65% das brasileiras sofrem de TPM, que de uns tempos para cá também tem sido chamada de Síndrome Pré Menstrual por alguns médicos, pois agrega mais de 150 sintomas, entre os quais a tensão é apenas um deles.
 
A medicina convencional ainda não conseguiu descobrir a causa efetiva deste mal, e o tratamento muitas vezes acaba sendo invasivo, com grandes concentrações de hormônios e substâncias alopáticas. Para quem não é muito fã desse tipo de abordagem, a homeopatia pode ser uma boa alternativa, obtendo sucesso em mais de 80% dos casos.
 
O sucesso da abordagem se deve ao fato de que os desequilíbrios hormonais do Eixo Hipotálamo-Hipofisário (EHH) são a principal origem das moléstias peri-menstruais que aparecem na segunda fase do ciclo da menstruação. As terapias homeopáticas trabalham diretamente para estabilizar o EHH, além de abordar também todos os outros aspectos possíveis.
 
“A homeopatia pode entender melhor os mecanismos da Síndrome Pré Menstrual, por considerar a totalidade dos diversos aspectos femininos. Ao ver a mulher como um todo e, principalmente, sua feminilidade, transcendemos o convencional. Aliás, esse tipo de visão deveria se estender às demais patologias da mulher”, defende o ginecologista e homeopata Eliezer Berenstein.
 
Mas é bom lembrar que o ritmo das terapias mais sutis é outro. Os benefícios do tratamento homeopático costumam aparecer após três meses aproximadamente. Alguns dos medicamentos homeopáticos que tem mostrado melhores resultados são Lycopodium, Pulsatilla, Óleo de Primula com Magnésio e Piridoxina (vitamina B6). Mesmo conhecendo os remédios, é indispensável consultar um homeopata para ele indicar as dinamizações adequadas para cada caso, ou até formulações mais específicas. Isso porque existem pelo menos quatro tipos de TPM, nos quais predominam mais algum tipo de sintoma específico ou um mix de todos eles. Por isso, o tratamento individualizado e especifico da homeopatia apresenta uma vantagem. O tratamento homeopático à TPM ou SPM é um tema é tão importante que será um dos principais destaques do Congresso da Associação Paulista de Homeopatia, que acontece de 24 a 27 de setembro.
 
Conheça outras medidas naturais que mulheres podem adotar para combater os sintomas desagradáveis que antecedem a menstruação são:

Acupuntura – geradora de equilíbrio dos sintomas hormonais e emocionais, como depressão, ansiedade e irritabilidade.
 
Dieta – reduzir drasticamente o consumo de sal, tomar muito líquido, evitar frituras e condimentos para dar menos trabalho possível ao fígado (metabolizador hormonal) e consumir fibras, que ajudam a eliminar estrogênio. A quantidade de cálcio e magnésio diminui cerca de dez dias antes da menstruação, então, tente consumir pelo menos duas porções diárias de alimentos ricos nesses nutrientes, que entre outros benefícios geram equilíbrio hormonal e acalmam a tensão. Também pode-se evitar açúcar demais, álcool e café, mas atenção – dietas muito restritivas para quem está na TPM podem ser uma bomba para detonar o mal humor e falta de energia.
 
Usar o poder das plantas, ervas e flores – pode-se fazer muitos chás que fazem bem ao sistema porta hepático, como dente-de-leão, boldo, bradana, carqueja e artemísia; Alguns fitoterápicos à base de ginseng, angélica, alecrim, agno, jasmim-manga regulam os hormônios e combatem cólicas; florais podem ser utilizados para combater os sintomas emocionais como irritabilidade, depressão, insônia e ansiedade, e a aromaterapia é um ótimo complemento para combater cólicas, desânimo, irritabilidade, insônia, tensões musculares e enxaqueca. Alguns cheirinhos básicos para o tratamento são camomila, lavanda, funcho, gerânio e sálvia.
 
Exercícios – dispensa explicação, exercício é sempre bom, e ainda existem algumas técnicas de alongamento que aliviam cólica e dores.
 
Shiatsu e drenagem linfática – contra cólicas, dores lombares e inchaço.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário