Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 21 de outubro de 2012

Exercícios físicos ajudam pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

 
 
Pesquisadores brasileiros e canadenses promovem estudo que mostra que a prática de exercícios físicos é a maneira mais eficiente para reduzir os sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que não tem cura.

Os pesquisadores apresentaram um resumo durante o simpósio de abertura da FAPESP Week 2012 em Toronto, no Canada.

Dina Brooks, da Universidade de Toronto, aponta que uma consequência imediata do diálogo com o Brasil foi a constatação de que 90% dos pacientes de DPOC também sofrem com quadros de asma.
 
Um dos primeiros resultados da pesquisa faz parte do acordo de cooperação entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e as Universidades de Toronto e Western Ontário, no Canadá.
 
O trabalho da pesquisa também é realizado em conjunto com as equipes dos professores Celso Ricardo Fernandes Carvalho, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e Dina Brooks, da Universidade de Toronto na área de tratamento de doenças respiratórias com atividades físicas.
 
Segundo os dados conseguidos com a pesquisa, a constrição brônquica (provocada pela asma) costuma aumentar durante ou logo após a prática de exercícios físicos, o que leva muitos enfermos a diminuí-la ou mesmo eliminá-la.
 
Sendo que a partir deste fato é comum ocorrer casos de obesidade ou sobrepeso entre pessoas com asma. A falta de esportes causa piora da condição geral de saúde e de agravamento da própria asma, pois quanto mais aptos fisicamente eles estiverem, menores e menos frequentes são os sintomas. Tais apontamentos são comprovados pelas pesquisas.
 
Também é demonstrado por essa pesquisa que quanto mais grave for a constrição, maior é a recuperação do paciente que se trata com terapia física. Uma pesquisa de 2011 revela que pessoas que apresentavam sintomas em um dia a cada dois antes de passar por fisioterapia, passaram a apresentá-los em um dia a cada sete após os trabalhos de recuperação física.
 
Carvalho e Brooks explicam que apesar de já se saber que exercícios aeróbicos, como caminhada e bicicleta, e fortalecimento muscular são muito eficientes, é ainda necessário pesquisar mais para saber exatamente quais tipos de exercício podem ser mais
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário