Dificuldades na reprodução de sons podem ser sinal de problema
É um distúrbio da audição no qual há um impedimento da habilidade de analisar e/ ou interpretar padrões sonoros. Desordens do processamento auditivo são diferentes de surdez, pois a criança pode ter audição normal e ter dificuldade para processar e compreender bem o que é falado.
Crianças com desordem do processamento auditivo podem apresentar:
- problemas de produção de fala envolvendo os sons /r/ e /l/ principalmente- problemas de linguagem expressiva envolvendo regras da língua (estrutura gramatical)
- dificuldade em compreender em ambiente ruidoso
- dificuldade de compreender palavras com duplo sentido (piadas)- dificuldades escolare resuldades em reconhecimentos de seqüências auditivas.
- dificuldades em reconhecimento de palavras e frases na presença de ruídos.
- dificuldade no relacionamento com crianças da mesma idade
- memória auditiva prejudicada. É necessário que a criança seja avaliada por um fonoaudiólogo,
- para fazer uma análise completa da audição, incluindo testes especiais para avaliar o processo auditivo.
No caso de alteração, as habilidades auditivas prejudicadas podem reabilitadas. Orientações a pais e professores :
antes de começar a falar, garanta que a criança está olhando para você, olhe ou toque nela.
fale um pouco mais alto, sem precisar gritar.
fale mais pausado, articulando melhor as palavras.
repita a ordem várias vezes.
use frases mais curtas.
acrescente informações à fala da criança para que ela possa aprender novas palavras.
no início, diminua os barulhos da casa ou da sala de aula enquanto fala com a criança: desligue o rádio ou a televisão, feche as janelas, peça silêncio... Crie situações de comunicação com a criança de pelo menos 15 minutos diários: conte histórias, cante músicas, pergunte sobre as atividades realizadas no dia.
Fonte Minha Vida
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