Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de novembro de 2012

O poder do aperto de mão: menos desconfiança e maior colaboração

Um bom aperto de mão é popularmente conhecido como a melhor maneira de se apresentar no mundo dos negócios. Historicamente o gesto é uma forma de dizer que você está aberto ao diálogo e não traz nenhuma animosidade para uma reunião. Mas como nosso cérebro enxerga o aperto de mão?
 
Um estudo de neuropsicologia publicado no Journal of Cognitive Neuroscience, aponta que o aperto de mão é visto pelo nosso cérebro como a primeira avaliação das intenções de alguém em uma interação social qualquer.
 
“O ser humano tem desconfianças quando é apresentado a um novo indivíduo ou alguém desconhecido do seu círculo social já construído. E o aperto de mão pode reverter essa desconfiança em curiosidade especialmente porque, caso o cérebro tenha uma boa impressão, ele tende a nos deixar menos tensos com a situação”, explica Florin Dolcos, pesquisador da Universidade do Illinois, nos EUA.
 
A partir do monitoramento das funções cerebrais (com tecnologia de ressonância magnética funcional) de homens e mulheres que assistiam vídeos que simulavam uma série de interações sociais – sem verbalizações – em ambientes de negócio, os pesquisadores localizaram quais áreas do cérebro eram acionadas. Uma das interações eram os apertos de mão.
 
“O aperto de mão não só diminui uma impressão negativa – deixa os indivíduos mais relaxados – como também aumenta a tendência das interações serem mais colaborativas. Um bom aperto de mão mitiga impactos negativos que podem ocorrer quando se conhece alguém novo durante uma negociação qualquer, por exemplo”, diz o autor.
 
Dolcos lembra ainda que o estudo replicou e ajudou a confirmar diversas outras pesquisas anteriores que procuravam identificar a cognição em interações sociais. “Nossa contribuição foi colher diversos dados que confirmam essas pesquisas”, completa o pesquisador.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário